GELATINA DE MORANGO. Prática e muito deliciosa. FAÇA JÁ!

Uma delícia que se faz a qualquer momento, pela facilidade, fica pronta rapidinho.

Para Que Serve a Gelatina?

A partir dos 25 anos de idade o corpo começa a reduzir gradualmente sua produção natural de colágeno. Uma pessoa com 50 anos produz apenas 35% do colágeno de que necessita para sua saúde.

Uma suplementação da proteína é então mais do que necessária para repor as perdas naturais da idade. Como é rica na proteína de origem animal, a gelatina serve para manter a saúde da pele, ossos, cabelos e unhas.

Consumir gelatina regularmente também pode colaborar para a perda de peso, manutenção do tônus muscular e ainda evitar o surgimento das indesejadas celulites e estrias. O colágeno é ainda indispensável para o processo de cicatrização.

Colágeno

O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano, constituindo cerca de 25% de toda a proteína corporal. É ele o principal elemento fibroso dos ossos, pele, dentes e tendões. Sua principal função é garantir a elasticidade e a sustentação da pele, das cartilagens, dos ossos, dos ligamentos e dos tendões. 

O nutriente é constantemente reposto em nosso corpo através do consumo de uma alimentação rica nos aminoácidos glicina, prolina e hidroxiprolina e vitamina C.

Além da gelatina, os peixes, ovos, frango carnes vermelhas com baixo teor de gordura e o gérmen de trigo são alguns dos alimentos que promovem a síntese a colágeno devido ao seu alto teor proteico. Como são fontes de vitamina C, as frutas cítricas também devem estar presentes na alimentação para favorecer a formação de colágeno.

Fortalece as articulações

A alta concentração de proteínas na gelatina ajuda a reforçar os ligamentos e tendões que unem os músculos aos ossos. A gelatina fornece os aminoácidos necessários (prolina e glicina) para a formação de tecido cartilaginoso, propriedade que por sua vez mantém as articulações hidratadas e menos propensas a rupturas.

Por esse motivo, a gelatina pode não apenas combater as dores articulares como também ajudar prevenir a artrose e a osteoporose. Para obter esse efeito, no entanto, é necessário que você consuma gelatina diariamente, e tenha uma dieta repleta de alimentos ricos em vitamina C

Quantidade recomendada

Para obter todos os benefícios da gelatina que citamos acima é importante que o alimento esteja inserido de maneira regular na sua dieta. Comer uma porção na sobremesa de vez em quando não causará muitos impactos positivos na sua saúde, já que o colágeno deve ser reposto diariamente.

A quantidade ideal de gelatina que você deve consumir irá depender dos seus objetivos, do seu consumo diário de proteína e de uma avaliação nutricional específica. Lembre-se de que você já consome proteínas através de outras fontes na dieta, e exagerar no nutriente pode trazer problemas para os rins.

De maneira geral, especialistas costumam recomendar que a gelatina seja utilizada como fonte de até no máximo 30% das necessidades diárias de proteína. Essa quantidade seria equivalente a 3-6 colheres de sopa (do pó) de gelatina diariamente.

Como utilizar

A gelatina diet deve ser preparada com água quente conforme as instruções da embalagem, e pode ser consumida entre as principais refeições do dia, ou como acompanhamento de frutas e iogurtes.

Já o colágeno hidrolisado é solúvel em água fria, e tem uma digestão mais fácil que a gelatina de caixinha. Você pode dissolver uma colher do colágeno em um copo de água ou então acrescentá-lo a sucos, sopas ou shakes.

Gelatina em cápsulas

Já é possível encontrar a gelatina em cápsulas, que garantem mais praticidade ao dia a dia. Além de apresentarem os mesmos benefícios da gelatina em pó, as cápsulas ainda fornecem uma quantidade maior de colágeno por porção, já que contêm a proteína pura sem adição de aromatizantes e adoçantes.

Uma das desvantagens das cápsulas está no volume necessário para obtenção dos benefícios da gelatina. Você precisará ingerir pelo menos 20 cápsulas diariamente, uma vez que os fabricantes recomendam um consumo diário de pelo menos 10 gramas de colágeno.

Outro porém reside no fato da saciedade ser menor com as cápsulas, uma vez que a gelatina em pó necessita de um volume maior de líquido para sua absorção, o que contribui para um maior preenchimento do estômago.

Antes de se decidir por uma das duas converse com seu médico ou nutricionista, que irão orientá-lo sobre a melhor maneira de consumir a gelatina para atingir os seus objetivos.

Dicas

Para aproveitar todas as propriedades da gelatina sem exagerar nas calorias, confira estas dicas:

  • Para deixar a gelatina ainda mais nutritiva, experimente prepará-la com a água do cozimento da beterraba, ou então com sucos de fruta sem adição de açúcar.
  • Acrescente uma colher de gelatina sem sabor ao shake de frutas para aumentar o teor proteico da bebida e prolongar a saciedade.
  • Caso tenha que optar pela gelatina à venda no supermercado, fique com a versão diet. Ainda que recheada de conservantes e outros aditivos químicos, a gelatina diet não contém açúcar e é uma grande aliada da perda de peso.
  • Experimente utilizar a gelatina para engrossar o iogurte desnatado feito em casa.
  • Substituir um lanche mais calórico por uma taça de gelatina diet é uma boa pedida para controlar a fome e ao mesmo tempo garantir um aporte adequado de proteínas na dieta.

    Fonte Boa Forma

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado

1 lata creme de leite

1 litro de leite

3 gelatinas de morango

250 ml de água morna

MODO DE PREPARO

Dissolva a gelatina na água morna

Bata com os outros ingredientes no liquidificador

Coloque em uma travessa e decore com morangos

Coloque para gelar até que fique firme e sirva

E se delicie com esta sobremesa linda e muito, mas muuuuito gostosa!