10 ALIMENTOS que não devem ir a geladeira… BOM SABER JÁ!

 

 

1 . TOMATE

Segundo Harold McGee, especialista em nutrição, o tomate perde sabor na geladeira, já que o frio faz com que ele interrompa seu processo de amadurecimento, que ressalta seu aroma e gosto. A baixa temperatura também rompe suas membranas e o deixa mais farinhento. A melhor opção nesse caso é colocar o fruto em um cesto fora da geladeira.

2 . BATATA

Guardar batata na geladeira faz com que o seu amido se converta em açúcar. Por isso a batata fica mais doce e farinhenta. A recomendação é guardá-la em uma sacola de papel. Por serem porosas, elas demoram mais para apodrecer. A apresentadora de TV americana Martha Stewart recomenda que elas fiquem em locais escuros e com boa ventilação. Durante o verão, é bom não demorar muito para consumi-las.

 

3 . PÃO

Colocar pão na geladeira faz com que ele fique duro e seco. O ideal é guardá-lo em um saco de pano. Se não for utilizar em breve, é melhor enrolar o pão em papel filme e congelar. Antes de consumir é preciso deixar que ele descongele totalmente. O mesmo não vale para o pão de forma. Contanto que ele esteja em embalagem de plástico, não há problema em deixá-lo na geladeira.

4 . ABACATE

Deixar o abacate em local escuro e fresco é a melhor maneira de conservá-lo. Na geladeira, ele estraga mais rápido, ficando com a casca escura e a polpa dura.

 

5 . FRUTAS TROPICAIS

Para banana, abacaxi e mamão, a geladeira só traz danos. Baixas temperaturas anulam as enzimas que fazem a fruta amadurecer, fazendo com que sua polpa fique pastosa e sua casca escureça com mais facilidade. A dica é, deixe as frutas em local fresco e com pouca luz. No verão, compre ou colha poucas e consuma o quanto antes.

6 . CEBOLA

A umidade da geladeira faz com que as cebolas amoleçam e mofem mais rapidamente. Para que elas durem mais, é bom guardá-las em local fresco e seco. Ah, e longe das batatas. Cebolas e batatas juntas emitem um gás que acelera o processo de apodrecimento.

 

7 . ALHO

Na geladeira, pequenos brotos crescem rapidamente no alho, fazendo com que ele fique mole e mofe mais rapidamente. Para ter alhos frescos por mais tempo, o saco de pano, que também serve para o pão, é a melhor opção. Mantenha o saco em local fresco e seco.

8 . MANJERICÃO

O manjericão murcha rapidamente na geladeira, além de absorver os odores de outros alimentos ao redor. O melhor é guardar o ramo em um vaso com água, como se fossem flores. Se deseja guardar o ramo por muito tempo, Martha Stewart recomenda que ele seja fervido, batido e congelado em formas de gelo.

 

9 . MEL

As características do mel, como baixa quantidade de água e grande concentração de açúcar e agentes antibacterianos, fazem com que este alimento não estrague facilmente. Não há necessidade alguma em colocá-lo na geladeira, onde ele se cristaliza facilmente.

10 . AZEITE DE OLIVA

O melhor local para deixar o azeite é em sua embalagem, em local fresco e com pouca luz. O frio da geladeira faz com que ele condense rapidamente, formando uma pasta parecida com a manteiga e alterando seu sabor.

Vivendo e aprendendo.