SAIBA MAIS SOBRE O COCO. O SUPERALIMENTO!

O coco é um dos alimentos mais nutritivos para a nossa saúde.

Em suas mais diversas formas e composições,

a fruta possui um arsenal de substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Muita gente tem medo de incorporar o coco à alimentação por causa de sua grande quantidade de gordura saturada, mas muitos estudos comprovam a cada dia que isso é mito! Através da presença dos ácidos graxos, os nutrientes da fruta vão diretamente para o fígado e lá são transformados em fonte de energia rápida ou em corpos cetônicos – compostos que ajudam no tratamento de alguns distúrbios cerebrais, como epilepsia ou Alzheimer.

Além disso, o coco tem propriedades fortalecedoras do sistema imunológico, pois é rico em ácido láurico, componente com propriedades antimicrobiana, como explica a nutricionista Kely Ferreira:”O coco oferece vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico. A água de coco, por exemplo, regula o intestino, ajuda a hidratar e combate a retenção de líquidos. Ele também é rico em potássio, tanto a água como a polpa, que auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial e protege a função Neuromuscular”, enfatiza a especialista.

COMO CONSUMIR O COCO 


Coco branco (polpa):
A polpa do coco é repleta de flavonoides, nutrientes que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, além de estimular a produção de enzimas que melhoram imunidade e combatem substâncias cancerígenas. “O coco também é rico em carboidratos que ajudam a repôr energia perdida, como, por exemplo, com consumo de álcool”, destaca Kely.


Água de coco:
 De acordo com a Dra. Anete Mecenas, nutricionista responsável pelo o espaço de nutrição Anete Mecenas, a água de coco é excelente fonte de sódio e potássio, o que a torna uma potente aliada para manter a hidratação do corpo e prevenir cãibras. “Outros minerais são encontrados na água de coco, tais como: cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro, são fontes de vitaminas quantidade como as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C – que conferem ao coco propriedade antioxidante”.

Óleo de coco: Também fortalece o sistema imunológico, melhora o funcionamento da tireoide, aumenta a disposição e a queima de gorduras. Ele tem uma potente capacidade hidratante quando aplicado na pele ou nos fios dos cabelos, por isso é um ingrediente básico de vários produtos para o corpo, como loções e cremes. No preparo de alimentos, a iguaria é a melhor alternativa, pois é muito estável e não altera sua estrutura química quando exposto a altas temperaturas, continuando saudável durante o cozimento dos pratos.


Leite de coco:
 Segundo a Dra. Anete, o leite de coco é fonte de vitamina A e E, e minerais como potássio e cálcio. Além disso, é excelente fonte do ácido graxo láurico que atua fortalecendo a imunidade. O produto também é uma alternativa livre de lactose para aqueles que são intolerantes ou alérgicos ao leite animal. A bebida é vegetariana e não tem soja ou glúten.

Como escolher o coco

Na hora da compra, leve em consideração a aparência da fruta. Se preferir o coco verde, escolha aquele com a casca mais esverdeada e fi brosa. Se ela estiver escura e enrugada, é sinal de  que o coco já passou do ponto. No caso do maduro, a superfície seca e amarronzada indica que ele está pronto para ser aberto. Truque para saber se não está velho: bata uma moeda nele. Se o som for estridente, a fruta está boa; se for oco, significa que pode estar estragada. Em casa, o coco ainda fechado pode durar por cerca de dois meses. Depois de aberto, deve ser consumido no mesmo dia ou conservado na geladeira em recipiente tampado por até cinco dias. No freezer, o prazo de validade aumenta para duas semanas.

ATENÇÃO ==>>

Coco não é indicado para todo mundo

Pessoas com sobrepeso não podem exagerar no consumo da polpa do coco em virtude do alto teor de gordura e valor calórico contidos nela: 20 gramas de coco verde têm 35 calorias e 25 gramas de coco seco, 75.

Quem sofre de diabetes, hipertensão ou doença renal também deve controlar o consumo da água da fruta, pois o alto índice de sódio e potássio pode agravar os problemas

Este site veicula dicas de saúde, mas atenção… não deixe de consultar seu médico , só ele pode medicar…