A felicidade é um estado interior … Saiba mais sobre o hormônio da felicidade!

felicidade é um estado interior, um sentir-se de bem com a vida e consigo mesmo.

É quanto basta para se ser, verdadeiramente, feliz.

Porém, esse estado só depender dos hormônios que você mesmo produz, eu não sabia disso, mas fui atrás para te contar tudo.

SAIBA COMO ESTES HORMÔNIOS AGEM

Dopamina – continue buscando a recompensa, o prazer

Endorfina – ignore a dor física

Ocitocina – construa laços sociais

Serotonina – te dá a certeza de que você é importante para os outros

1. Endorfina

Endorfinas tiram a gente da dor e reduzem a dor na gente. Atuam como um analgésico ou morfina, dão uma leve euforia que mascara a dor física.

Mas, que coisas, ou atitudes, podem nos liberar mais endorfinas?

● comer alimentos picantes(pimentas do gênero Capsicum, vermelhas ou verdes)

● assistir a filmes tristes (segundo uma pesquisa feita em Oxford)

“Aqueles que tiveram maior resposta emocional também registraram maior aumento na resistência a dores e sentimento de unidade em grupo”, disse à BBC Robin Dunbar, professor de Psicologia Evolutiva e autor do estudo.

● dançar, cantar e trabalhar em equipe ajudam tanto no aumento da tolerância à dor quanto na melhoria das relações sociais.

2. Serotonina

A serotonina te dá a certeza de que você é importante para os outros, que você faz parte de um contexto, por isso se chama o hormônio do amor. Com suficiente serotonina a gente dribla a sensação de se estar sozinho e a depressão que vem junto.

Mas, o que fazer para liberar mais serotonina no nosso organismo?

● fazer exercícios aeróbicos (caminhada, corrida e ciclismo)

● recordar momentos felizes, diz Alex Korb, neurocientista do site Psicologia Hoje.

● olhar fotos antigas ou conversar com um amigo, reviver antigas lembranças, ris de histórias comuns engraçadas, tudo o que te ajude a refrescar a memória.

● tomar sol, caminhar na natureza, sentir o vento no rosto

3. Dopamina

Dopamina em alta, equilibrada, nos abre as possibilidades para viver o prazer, sentir o amor e também a luxúria. É meio viciante a dopamina. Tem a ver mais com a motivação do que com o próprio prazer – uma avaliação do custo-benefício de uma ação.

“Baixos níveis de dopamina fazem que pessoas e outros animais sejam menos propensos a trabalhar para um propósito”, afirmou John Salamone, da Universidade de Connecticut (EUA).

Para aumentar seus níveis de dopamina você deve:

● dar o primeiro passo para um objetivo traçado

● cumprir a meta que você se propôs

● achar “aquela” vaga para estacionar

● receber um presente ou

● ser promovido no seu trabalho

Então, para aumentar a dopamina no seu sistema interno você precisa traçar seu plano de caminhada na vida, pequenas etapas, metas acessíveis, e comemorar os pequenos ganhos, se premiar quando tiver uma vitória. E pode inventar pequenas vitórias para ter direito a pequenos prêmios.

● aquela pizza no final do mês

● um sorvetão no domingo de sol

● balançar na rede, sozinho com você mesmo (o direito de estar consigo mesmo é fundamental)

4. Ocitocina

A ocitocina, que também pode-se dizer, oxitocina, é conhecida como “hormônio dos vínculos emocionais” e “hormônio do abraço”. Não é à toa: sem ocitocina em quantidade não começa sequer o trabalho de parto então, esse hormônio está mesmo ligado aos primórdios da nossa existência como seres. Segundo Navneet Magon, obstetra indiano “a ligação social é essencial para a sobrevivência da espécie (humanos e alguns animais), uma vez que favorece a reprodução, proteção contra predadores e mudanças ambientais, além de promover o desenvolvimento do cérebro. A exclusão do grupo produz transtornos físicos e mentais no indivíduo, e, eventualmente, leva à morte”.

Mas, como gerar mais ocitocina, então?

● facílimo, com um abraço verdadeiro, peito a peito, coração a coração. Esta é a maneira mais fácil e rápida de se gerar ocitocina.

● dar e receber presentes

● construir relações de confiança

● concretizar um vínculo emocional forte

A ocitocina é considerada o hormônio-líder dos quatro hormônios da felicidade. É através da ocitocina que conseguimos desenvolver relacionamentos emocionais profundos.

Fonte: greenme

SER FELIZ É A META DE TODOS.