Segunda-feira , Novembro 19 2018
Home / Dicas de Saúde / Cuidado com esponja e panos na cozinha.

Cuidado com esponja e panos na cozinha.

 

Cuidado com esponja e panos na cozinha.

 

Estudos feitos mundo afora já alertaram: a esponja da cozinha é mais suja do que o vaso sanitário.

— Ao fazer a limpeza, os resíduos vão para a esponja. Ela tem umidade e matéria orgânica, duas condições ideais para multiplicação das bactérias — lembra a nutricionista Luciana Meneghetti.

Por isso, além da troca semanal, é fundamental limpar esse item todos os dias com a mesma solução de água sanitária usada nos demais utensílios. Já disponíveis no mercado, as esponjas com íons de prata não necessitam da higienização diária. Contudo, elas também devem ser trocadas a cada semana, enfatiza o biomédico Roberto Figueiredo.

 

Panos de pia, de prato e para as mãos também merecem uma atenção especial. Geralmente, os de pia são descartáveis, portanto, não devem ser reutilizados – a menos que tenham agentes contra as bactérias.

— Um pano aberto para secar em cima da pia tem um milhão de bactérias a mais do que o tampo de uma privada pública — compara Figueiredo.

Panos de prato, como o próprio nome já diz, só devem ser usados para enxugar as louças, enquanto toalhas específicas devem ser utilizadas exclusivamente para as mãos. Na hora de lavar esses itens, o recomendado, segundo Figueiredo, é desinfetá-los com água sanitária ou uma solução de bicarbonato de sódio e vinagre 6%, para depois realizar a lavagem com sabão em pó.

Comida é na geladeira 

Figueiredo reforça que é essencial refrigerar alimentos após a preparação. Para isso, há algumas regras:

— Não deixe a comida por mais de duas horas em temperatura ambiente e não a cubra nas primeiras duas horas dentro da geladeira, só depois desse tempo.

Uma boa dica para facilitar a vida é, assim que chegar da feira ou do mercado, já lavar as folhas em água corrente, solução com água sanitária, e, depois de secas, armazená-las em saquinhos no refrigerador.

Latas limpas

Antes de abrir enlatados, é importante lavar a embalagem para retirar a sujeira acumulado na estocagem do mercado. Após abertas, elas não devem ir para a geladeira, pois, com a mudança de temperatura, podem liberar substâncias cancerígenas.