Presépio Natalino …

Presépio Natalino


HISTÓRICO: A criação do Presépio deve-se a reconstituição do Nascimento do Menino Jesus, onde o Primeiro registro tenha ocorrido no ano de 1223,quando São Francisco de Assis na Cidade de Greccio montou o seu Presépio, porém estes tipos de manifestação religiosa Católica já era bastante conhecida desde aproximadamente o Século IV. O nome Presépio é de origem Hebraica (praesepium) e significa : manjedoura dos animais ou estábulo. São Francisco começou então a divulgar a idéia de criar figuras em barro que representassem o ambiente do nascimento de Jesus.

 


O Presépio passou a ser louvação e admiração do Nascimento do Menino Jesus na manjedoura em Belém,seguindo os relatos dos Evangelhos , os quais relatam a história com detalhes. Os personagens que englobam os Presépios são basicamente: Nossa Senhora , São José , Anjos , Pastores , Os Três Reis Magos(que presenteiam o menino Jesus),e os animais(principalmente o Jumento que foi utilizado como meio de transporte para Nossa Senhora).


NO BRASIL

Provavelmente o Presépio tenha sido introduzido na Cultura Brasileira no Inicio do Século XVII, mais precisamente na Cidade de Olinda em Pernambuco, pelo Frei Franciscano Gaspar de Santo Agostinho.
Atualmente os Presépios são montados no Mês de Dezembro e desmontados em Janeiro,também é possível observar uma grande variedade de tipos de Presépios ,mas nunca descaracterizando a principal função que esta a mostrar, o Nascimento do Salvador do Mundo o Menino Jesus.

De lá pra cá, não há dúvidas que a tradição do presépio natalino se difundiu pelo mundo criando uma ligação com a festa do Natal.

Hoje, nas igrejas e nos lares cristãos de todo o mundo são montados presépios recordando o nascimento do Menino Jesus, com imagens, de madeira, barro ou plástico, em tamanhos diversos.

Atualmente, tradições natalinas antigas como a árvore de natal, o Papai Noel, a ceia de natal, o presépio e as músicas natalinas dão forma à celebração do Natal ao redor do mundo.

QUAL DOS SÍMBOLOS… VOCÊ MAIS GOSTA?

EU ADORO MONTAR MEU PRESÉPIO

E NA ÁRVORE TEM QUE TER MUITAS LUZINHAS

COLORIDAS…LINDAS…MUITO LINDAS.