Como cultivar ervas aromáticas e outras plantinhas lindas na água…

Plantas na água, são lindas…

Que tal deixar sua cozinha com mais frescor utilizando ervas aromáticas na decoração e, claro, na comida? E se além de prático for também muito lindo? Aprenda como cultivá-las apenas com água, sem terra, bagunça e com visual super clean.

Como cultivar ervas aromáticas

e outras plantinhas lindas na água

Imagem e artigo by Web – dicasonline

Antes de iniciarmos a nossa lista das melhores ervas para esse plantio, vamos ver juntos como fazer:

Esterilize o vaso, garrafa ou frasco de vidro com álcool absoluto ou – se o vidro suportar – com água fervendo;

Coloque água da pia no frasco. Se a qualidade da água não for boa, a exemplo da água salobra, use a mineral;

Corte 1 cm da base da erva e coloque no vaso;

Lave o frasco 1 vez por semana, renovando a água sempre que necessário;

Se quiser que as raízes saiam mais rapidamente, coloque em um pouco de água morna, alguns pedaços de salgueiro e deixe por toda a noite. Pela manhã, troque a água do vaso por essa.

Ervas para cultivar na água

Veja agora quais são as melhores ervas aromáticas para cultivar em recipientes com água.

1. Alecrim

O alecrim gosta de sol, então deixe-o perto da janela. Sua base, mais lenhosa, leva algum tempo para enraizar, mas quando está firme, seus brotos vêm com força total, rapidamente.

2. Sálvia

A melhor época para fazer o plantio da sálvia é a primavera. Corte as estacas e coloque em água. Ela gosta de luminosidade e tem muita propensão a cultivar mofo, então coloque também perto da janela.

3. Hortelã pimenta

Super fácil de cultivar, é só colocar as estacas na água que ela irá enraizar. Ela é muito bonita e aromática, rica em mentol que dá uma sensação de frescor na pele e na língua. Ideal para sucos e outras receitas.

4. Estragão

Se o seu objetivo é usar o estragão em saladas, cultive o russo, mas se for somente como tempero, escolha o francês. Para cultivá-lo, coloque alguns talos em água, perto da janela que logo irá começar a criar as raízes.

5. Manjericão

O manjericão também cria raízes facilmente, basta colocar estacas na água, antes do período de floração, perto da janela. Além se muito cheiroso, ele fica bem cheio e vivo.

6. Hortelã verde

Não é tão refrescante quanto a hortelã pimenta, mas pega muito fácil, criando uma rica folhagem.

7. Tomilho

Fica lindo na decoração, por causa das suas folhas diferentes, que compõem super bem com outras texturas e tamanhos. Pegue as estacas ainda verdes, de preferência na primavera, e coloque na água. Quando as raízes nascerem, corte a estaca para estimular os brotos.

8. Orégano

Muito simples de cultivar, ela enraíza facilmente, sendo uma delícia nas receitas e muito delicada na decoração.

9. Bálsamo de limão ou ervas dos gatos

Essa é uma querida! Além de espantar insetos indesejados e atrair borboletas e os gatos, ela serve para fazer um chá calmante maravilhoso e dá lindas e delicadas flores brancas.

Corte os talos na primavera e coloque na água, perto da janela. Depois de um mês, as raízes estarão se desenvolvendo. Deixe-a perto da janela e se lembre de sempre trocar a água.

10. Stevia

Sim, o adoçante é feito com essas folhinhas e você pode cultivá-la em casa. Coloque algumas estacas na água, perto da janela. Se desejar, pode usar suas folhas em chás e sucos!

Use sua criatividade

e faça vasos lindos e aromáticos.