O melhor peixe que já vi por aí. Veja como se prepara.

O melhor peixe que já vi por aí.

O peixe é um alimento nutritivo e deve ser consumido, pelo menos, duas vezes por semana, intercalando com outros tipos de carnes como, bovina, suína e aves.

Pena que a ingestão de peixes no Brasil ainda é muito pequena e cara.

Veja abaixo as principais vantagens para a saúde obtidas através dos nutrientes presentes nos peixes.

Os peixes são ricos em proteínas de alta qualidade.

Os peixes possuem proteínas com valor nutritivo ligeiramente superior às das carnes vermelhas (como as de boi e porco). Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão.

Em geral, os peixes possuem menos gordura que a maioria das carnes bovinas e suínas.

Baixo teor de gordura: menor que 2%

Médio teor de gordura: de 2 a 5%

Alto teor de gordura: acima de 5%

Os peixes de carne clara como, por exemplo, bacalhau, badejo, corvina, carpa, dourado, garoupa, linguado, pescada; apresentam menor quantidade de lipídeo que os de carne escura como, por exemplo, atum, anchova, arenque, bagre, cavala, sardinha, salmão, tainha.

Os peixes são ricos em ômega 3.

O tipo de gordura predominante nos peixes é a poliinsaturada diferentemente das carnes vermelhas, as quais contêm uma alta proporção de gordura saturada. A do tipo saturada, quando consumida em grande quantidade, pode ser prejudicial para o coração.

Dentre as “famílias” de gordura poliinsaturada, destaca-se o ômega 3, devido aos grandes benefícios proporcionados à nossa saúde, como: diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (derrame), redução da pressão arterial, ação anti-inflamatória, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue.

 O ômega 3 está presente, em maior quantidade, nos peixes de águas salgadas e frias, como: atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão. Os de águas doces, também apresentam ômega 3, mas em quantidade muito inferior quando comparados aos primeiros.

Os peixes são boas fontes de vitaminas e minerais.

Eles apresentam boas concentrações de vitaminas lipossolúveis (solúveis em gorduras), como A, E e, principalmente, D. Também são ricos em vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água) como niacina – presente nas reações químicas de liberação de energia em nosso corpo – e ácido pantotênico – essencial no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.

Veja abaixo esta receita maravilhosa!

Ingredientes

1 pacote de Filé de Merluza (800g) ou o peixe de sua preferência

4 batatas

1 pimentão vermelho cortado em rodelas

1 pimentão verde cortado em rodelas

1 pimentão amarelo cortado em rodelas

1 cebola grande cortada em rodelas

Alho cortado em lâminas

Azeitonas verdes

Azeite de oliva

Sal e pimenta do reino à gosto

4 ovos cozidos cortados ao meio

1 colher (sopa) de salsinha verde picada

imagem by WEB

FAÇA ASSIM

Descasque as batatas, corte em fatias e cozinhe em água quente com sal. Após, escorra e reserve. (elas devem estar cozidas, mas ainda firmes)

Tempere os filés de merluza com suco de limão, sal e pimenta do reino. Corte as pontas dos filés deixando a parte central – essa etapa é opcional, apenas pensando na estética do prato, afinal é Páscoa!

Em uma travessa grande regue um fio de azeite, faça um camada com as fatias de batata, por cima coloque as rodelas de cebola, os pimentões, regue um pouco de azeite. Coloque os pedaços de merluza, regue um fio de azeite nos filés, e adicione as fatias de alho.

Leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 15 – 20 minutos.

SIRVA COM ARROZ BRANCO

BOM DEMAIS!