Vegetais ricos em ferro e proteínas para quem não come proteína animal.

Vegetais ricos em ferro e proteínas para quem não come proteína animal.

 

Verduras e legumes são plantas alimentícias que pertencem ao grupo dos vegetais, e que devem ser ingeridas como complemento para garantir uma alimentação saudável e equilibrada.

Um dos principais problemas de uma dieta sem carne é a quantidade (bem menor) de proteína e especialmente o ferro que consumimos.

Mas saiba que há uma enorme variedade de legumes e verduras que possuem mais ferro que as carnes.

A dose diária de ferro que um adulto precisa é entre 8 e 27 miligramas por dia.

É aconselhável que os homens consumam o mínimo recomendado, enquanto as mulheres, gestantes e idosos devem ingerir uma quantidade ainda maior.

 Cada 100 gramas de carne têm cerca de 1,2 miligrama de ferro, mas os seguintes vegetais e alimentos podem lhe dar muito mais ferro do que isso.

imagem by Web – fonte: Saladices

Mas fica a dica que minha nutricionista me passou…

Ao consumir qualquer um destes vegetais, carne em geral, consuma de sobremesa, uma laranja, ou um cítrico de sua preferência, para maior absorção.

1. Espinafre

Três xícaras de espinafre têm cerca de 18 miligramas de ferro. É muito espinafre de uma vez só, não é? Mas você pode dividir a dose ou consumir menor quantidade junto com os demais alimentos sugeridos nesta matéria.

2. Brócolis

 Brócolis tem 0,7 miligrama por 100 gramas, mas seus benefícios são ainda melhores do que os da carne.

3. Lentilha

Uma xícara de lentilhas tem 18 miligramas de ferro.

4. Soja

A xícara de soja tem cerca de 8,8 miligramas de ferro e uma porção tem entre 10 e 19 gramas de proteína.

A soja também é rica em cálcio, fósforo e magnésio.

Consuma, porém, soja orgânica e não transgênica.

5. Ervilha

Rica em hidratos de carbono complexos, fibras, fósforo e potássio, a ervilha tem cerca de 5 miligramas de ferro por copo.

6. Couve

Esta verdura mágica lhe dará 3,6 miligramas de ferro para cada três xícaras que você consumir. Embora não pareça muito, o consumo de couve lhe dará muito antioxidante.

7. Acelga

Junto com toda a vitamina A que você vai consumir, cada xícara de repolho chinês tem aproximadamente 1,8 miligrama de ferro.

8. Batata-doce

Uma única batata cozida tem mais ferro do que 100 gramas de frango. A batata-doce roxa proporciona ainda muito mais benefícios.

9. Gergelim

Uma colher de sopa de gergelim tem 1,3 miligrama de ferro. É uma ótima maneira de consumir o ferro que você precisa, porque você pode usá-lo em saladas, pães e até doces.

10. Grão-de-bico

Esta é uma das melhores fontes de ferro. Com 4,7 miligramas de ferro por xícara, a maioria das pessoas deve consumi-lo por toda a vida.

Embora seja geralmente usado para pratos principais

também pode ser cozido como aperitivo ou lanche.