As últimas horas de Jesus… SUAS ÚLTIMAS PALAVRAS!

As últimas palavras de Jesus na cruz.

Primeira frase de Jesus

“Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem.” (Lc 23.34). Este conjunto de Palavras proferidas pelo divino Mestre, revelam o seu amor pelos seus malfeitores; que embora estivessem fazendo o mal para Ele, estavam ao mesmo tempo cumprindo um propósito  escatológico em relação a sua messianidade.

Segunda frase de Jesus

“Em verdade eu te digo hoje estarás comigo no Paraíso.” (Lc. 23.43). Estas palavras foram proferidas em resposta ao ladrão arrependido, que observando as atitudes do divino Mestre, se rendeu a Ele, suplicando o seu favor.

Terceira frase

“Mulher’ Eis aí o seu filho…Então disse ao discípulo:Eis aí tua mãe… “(Jo 19.26-27). Estas palavras foram de consolo para sua mãe, que chorava profundamente ao vê-lo crucificado. Apesar do sofrimento e da fragilidade de sua mãe, Jesus lhe pede para cuidar do seu amigo João, que tanto suporte lhe ofereceu durante o seu ministério. Ao mesmo tempo Jesus solicita que seu melhor amigo cuide de sua mãe.  As palavras de Jesus revelam que nossas emoções carecem de cuidado.

Quarta Frase

Elí, Elí, lama sabactani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?)” (Mt.27.46).  e Mc 15.34). Estas palavras revelam a dor que Jesus sentiu ao ser abandonado pelo Pai, quando os pecados da humanidade o envolveu na cruz do calvário. É por causa deste abandono que Jesus sofreria na cruz, que Ele suplicou no Getsêmane: “Se for possível, afasta de mim este cálice.” Jesus não queria ficar nem um só momento longe do Pai.

Quinta frase

“Tenho sede”.(Jo 19.28). Estas palavras revelam a humanidade de Cristo e fortalece a idéia de que Jesus morreu como verdadeiro homem, sentindo as dores e as agonias que a cruz lhe proporcionou.

Sexta Frase

“Está consumado”  (Jo 19.30). A expressão grega é “testeletai”  tinham dois grandes significados o primeiro o carimbo do pagamento de uma dívida; é o que equivale ao que se fazem nas lojas quando pagamos uma divida  e o vendedor bate um carimbo com o seguinte dizer: “PAGO” . Ao expressar a palavra está consumado, Jesus estava dizendo que a nossa dívida estava paga diante de Deus. A segunda conotação era a do tribunal, quando o juiz dava a palavra final em relação a um processo judicial. Neste caso a expressão testeletai significava que a sentença final sobre aquele assunto estava determinada. A morte de Jesus na cruz de fato foi a sentença final sobre a salvação dos homens.

Sétima Frase

“Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”. (Lc. 23.46). Estas palavras de Jesus revelam a sua serenidade diante da morte.  Ao entregar o seu espírito ao Pai, Ele cumpre definitivamente o que disse durante o seu ministério: “Eu não vim fazer a minha vontade, mais sim a vontade daquele que me enviou” (Jo 6.38). A morte de Jesus, foi mais do morte, foi triunfo sobre ela.

  

Para nossa reflexão!

 

https://www.youtube.com/watch?v=Sfy9WfvStRM&feature=youtu.be