Dica excelente para retirar (mesmo) dos alimentos os agrotóxicos antes do consumo.

Para aquele tomate vermelhinho com aparência de saudável, ou aquele morango bem graúdo, sem “machucados” do jeito que gostamos chegar até a nossa casa, há um longo caminho a ser percorrido. E para que a fruta e o legume cresça, fique agradável ao nossos olhos de consumidor e tenha uma boa durabilidade no processo de comercialização, algumas substâncias são usadas no processo de cultivo deles. Os temíveis agrotóxicos. O grande problema dessas substâncias é que ao mesmo tempo que protegem as plantas de pragas, prejudica e muito a nossa saúde.  E muito…

Nas lista dos alimentos mais contaminados pelos venenos usados na agricultura estão, em primeiro lugar: morango,  tomate, alface, pimentão e cenoura. 

A melhor maneira de proteger nossa saúde é cuidar bem dos alimentos antes de consumi-los, e se engana quem acha que uma simples lavadinha naquela fruta recém chegada da feira resolve o problema.

O consumo de alimentos orgânicos (que não levam nenhum tipo de agrotóxico em seu cultivo) é uma excelente alternativa para se proteger dos agrotóxicos. Contudo, esses alimentos custam, em média, 30% mais caros além de não estarem disponíveis em todos os lugares. Por isso separamos aqui dicas super importantes para você fazer em casa que ajudam muito a reduzir o percentual de agrotóxicos nos alimentos que você vai consumir.

imagem by WEB

Pepino, pimentão, morango, maça

Deixe-os de molho por meia hora em uma solução de 1 litro de água para 1 colher de bicarbonato de sódio. É muito importante lavar bem o alimento depois deste processo antes de consumir (o bicarbonato não deve ser ingerido).

Alface, couve, repolho e cebola 

Lave-os com água corrente por 2 ou 3 minutos e deixe por meia hora na solução de bicarbonato. Após, lave-os novamente para retirar o bicarbonato. Importante: No caso destes alimentos mesmo deixando de molho é bom não comer as primeiras folhas e no caso da cebola, descarte a primeira camada. Essas partes são as mais atingidas pelo veneno.

Manga, mamão, batata, abacaxi, laranja, cenoura e beterraba

Nesses alimentos o agrotóxico fica acumulado na casca, basta lavá-los com uma bucha ou escovinha e em seguida descascá-los.

Tomate

Além de deixá-lo de molho na solução de bicarbonato de sódio, retire a casca antes de consumir e  procure sempre comprar tomates que estejam bem maduros, nessas frutas o índice de agrotóxico é menor.

Bom, nunca é demais saber. Fica as dicas para todos. Eu sempre uso destes métodos… Pelo menos diminuem o mal que nos faz os agrotóxicos.