ESFIHA de frango … massa e recheio maravilhosos!

Autor: Vitor Corrêa

Ingredientes

Para o Recheio


1 peito de frango cozido e desfiado
1/2 cebola picada
2 dentes de alho bem picados
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1/4 colher (sopa) de colorífico
1 folha de louro
1 tomate sem sementes picado
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite integral
2 ramos de tomilho fresco
4 talos de salsinha bem picadinhos
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Se gostar, adicione catupiry ao recheio, fica maravilhoso.

Para a Massa


400g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1/4 xícara (chá) de óleo de milho
10g de fermento biológico seco
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 ovo
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo o quanto baste para polvilhar a bancada

Para a Montagem


1 ovo batido

Imagem by web- fonte:A casa encantada

FAÇA ASSIM

COMECE PELO RECHEIO


1 – Leve uma panela média ao fogo médio alto. Quando aquecer regue com o azeite, junte a manteiga, a cebola, tempere com sal e pimenta e deixe dourar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre.

2 – Junte o alho, o colorífico, o louro e misture bem por 1 minuto.Acrescente o tomate, o tomilho debulhado, o frango desfiado misture bem e deixe refogar por 5 minutos

3 – Adicione, em seguida, o trigo, mexa vigorosamente e acrescente o leite de uma só vez. Misture até que o leite esteja completamente incorporado ao recheio tornando-o cremoso. Desligue o fogo, acerte o sal, tempere com pimenta, junte a salsinha, misture os ingredientes e espere esfriar para poder rechear a massa.

AGORA É A HORA DA MASSA


1 – Numa tigela, coloque o fermento, junte uma colher (sopa) do açúcar, o leite morno, misture bem, cubra com plástico filme e deixe descansar até espumar e dobrar de volume (em torno de 20 minutos). Numa outra tigela, junte a farinha de trigo, o sal, o restante do açúcar, misture bem, abra um furo no meio da farinha e reserve.

2 – Após o período de descanso do fermento, junte os demais ingredientes na tigela da farinha: deposite o óleo, o ovo, o fermento e com a ponta dos dedos comece a incorporar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Sove a massa por alguns minutos, se houver necessidade, junte um pouco mais de farinha de trigo.
***Se você tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você durante a sova.

3 – Faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos ou até que a massa cresça o suficiente.

TERMINANDO ASSIM …


1 – Separe algumas assadeiras e reserve. Após o tempo de descanso da massa, sobre uma bancada limpa polvilhe um pouco de farinha de trigo. Em seguida, pegue um pedaço da massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Com um rolo de macarrão, abra a massa em formato circular até obter a espessura de um centímetro.

2 – Em seguida, deposite uma colher do recheio no centro da massa. Com cuidado, una três pontos da borda da massa no centro do círculo. O resultado final será de um “T” (como pode ser visto nas imagens acima). Com a ponta dos dedos, aperte bem a união das massas para que a esfirra não abra durante o cozimento. Deposite a esfirra sobre a assadeira e repita o procedimento com o restante da massa.

3 – Quando todas as esfirras estiverem devidamente fechadas e dispostas na assadeira, deixe descansarem por 30 minutos. Na metade do tempo, pré aqueça o forno a 180° C. Antes de assar, pincele o ovo batido em toda a superfície da massa e leve ao forno por, aproximadamente, 25 minutos ou até que todas as esfirras estejam completamente douradinhas.

PRONTINHO, agora a hora mais esperada de tudo isso… EXPERIMENTAR ESTAS DELÍCIAS DE ESFIRRAS DE FRANGO.

AQUI =====>>> RECHEIO DE ESFIRRA IGUAL DO HABIB`S