Chá de folhas do maracujá. Saiba quando e para que usar. Muitos benefícios!

O maracujá

O maracujá foi batizado pelos índios, seu nome no idioma tupi significa “alimento dentro da cuia”. A árvore que dá origem ao maracujá, que é nativa do Brasil, é do tipo trepadeira, ou seja, se desenvolve se enroscando em outras árvores. É linda demais!

As folhas do Chá de Maracujá possuem substâncias que, quando entram em contanto com o nosso sistema nervoso, agem de modo bastante eficaz como antidepressivo, podendo ser considerado como um verdadeiro calmante natural

As folhas

Nas folhas do maracujá são encontradas substâncias que quando entram em contato com o sistema nervoso central adquirem o poder de atuar como antidepressivas, sendo então um poderosíssimo calmante natural. Nos tratamentos contra insônia o chá de folhas de maracujá também é indicado, pois provoca relaxamento e combate a excitação nervosa.

Alguns benefícios das folhas do maracujá.

  1. Redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
  2. Proporciona relaxamento;
  3. Melhora a digestão;
  4. Pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de tumores devido ao seu teor de antioxidantes;
  5. Fortalece o sistema imunológico;
  6. Combate o envelhecimento precoce
  7. ajuda no combate ao alcoolismo

Quem pode fazer uso do chá

O chá de folhas de maracujá possui várias propriedades medicinais benéficas à saúde, funcionando como anti-inflamatório e analgésico, além de funcionar como depurativo do sangue. O consumo feito pelas crianças é aconselhado, uma vez que o chá de folhas de maracujá, assim como o suco da fruta, funciona como um potente vermífugo.

Mulheres na menopausa também devem consumir o chá, pois ele alivia os calores e as alterações do humor típicas da época. Quem sofre com hipertensão arterial, estresse também pode tomar o chá e conferir seus benefícios.

Mas o melhor efeito do chá é com certeza sua capacidade calmante quase sedativa, tão vigorosa que anda sendo utilizada nos tratamentos de dependentes químicos e dos alcoólatras, pois ajuda eles a suportar o desejo de consumir as drogas e ingerir bebidas alcoólicas. O uso frequente do chá também diminui a intensidade das crises de abstinência.

Faça assim

Para uma pessoa normal o aconselhado é o consumo de uma à três xícaras de chá por dia, não ultrapassando o período de uma semana sem pausa.

Coloque 200 ml de água para ferver, quando começar a ebulição, desligue o fogo.

Em uma xícara coolque a água fervente e acrescente uma colher de sopa de folhas secas de maracujá.

Tampe a xícara e mantenha abafado por dez minutos.

Coe e beba adoçado com açúcar mascavo, se preferir.

Para ajudar no combate ao vício em drogas e alcoolismo a quantidade ingerida por dia deve ser maior, cerca de 1 litro, mas o preparo é basicamente o mesmo: Coloque um litro de água previamente fervida em um recipiente e acrescente cerca de 100 g de folhas secas de maracujá. Tampe, mantenha a mistura abafada por dez minutos coe e beba. Tome quatro copos diariamente.

Vale lembrar que o indicado é que as folhas sejam secadas à sombra, para continuarem com as propriedades medicinais contidas nela.

Fonte:chabeneficos