Pão Caseiro para agradar a família toda. E quem mais chegar.

Ingredientes

500g de farinha de trigo

1 colher (sopa) de açúcar refinado

1 colher (sopa) de manteiga

20g de fermento biológico fresco (ou 7g de fermento biológico seco)

200mL de água morna

1 colher (chá) de sal

1 ovo

Farinha de trigo o quanto baste para polvilhar a bancada

Imagem by Menu Do Chef

FAÇA ASSIM

1 – Numa tigela, coloque o trigo, abra uma cavidade no centro, adicione o fermento, junte 70mL da água, faça um mingau e cubra essa misturinha com o restante do trigo da tigela. Assim que a farinha rachar e o fermento transbordar dê continuidade à receita.

2 – Junte os demais ingredientes na tigela da farinha: deposite a manteiga, o ovo, o açúcar, o sal, o restante da água e, com a ponta dos dedos, comece a incorporar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Sove a massa por alguns minutos, se houver necessidade, junte um pouco mais de farinha de trigo.

DICA ESPECIAL

Se você tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você durante a sova.

3 – Faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por 1 hora ou até que a massa cresça o suficiente.

4 – Unte uma assadeira de pão retangular com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Após o período de descanso, polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre uma bancada limpa e abra a massa em formato retangular. Com cuidado, inicie a modelagem do pão ao enrolar, delicadamente, a ponta de uma das extremidade em direção à outra ponta como se fosse montar um cilindro. Feito isso, deposite a massa na assadeira, cubra com pano e deixe crescer por 30 minutos. Na metade do tempo, ligue o forno para pré aquecer a 150ºC.

5 – Leve ao forno por, aproximadamente, 30 minutos ou até que estejam completamente douradinhos.

6 – Quando assados, disponha o pãozinho sobre uma grade para que esfrie e sirva a seguir.