Chás naturais. Conheça suas propriedades e indicações.

AÇAFRÃO


Tem propriedades digestivas, equilibra as funções do intestino e pode aliviar as dores menstruais. O chá da raiz, quando esfregado nas gengivas do bebê, serve para aliviar a dor dos dentinhos nascendo.

AIPO


É rico em potássio, excelente alimento para atletas, ajuda no controle da pressão arterial, tem efeito diurético, calmante e é anticancerígeno.

ALECRIM


Seu chá funciona como um tônico cardíaco, equilibra a pressão sanguínea, alivia as dores de cabeça reumáticas, auxilia nos estados de depressão e na digestão.

ALHO


Anti-reumático, auxilia no combate à diabete, combate a hipertensão arterial, funciona como desinfetante intestinal, ameniza a tosse, asma, bronquite, irritação na garganta e dores nas costas.

BANCHÁ


Diurético, melhora a digestão, “limpa” o fígado, ajuda no processo de emagrecimento e tem substâncias antioxidantes.

CAMOMILA


Para as crianças é especial para os problemas de digestão e vermes. Seu chá diminui as dores musculares, a tensão menstrual e a insônia. Misturado ao chá de hortelã e adoçado com mel, combate gripes e resfriados. Na cosmética é usado também para clarear os cabelos.


CANELA


Em forma de chá, é um ótimo tônico estomacal e tem o poder de aliviar os gases intestinais.

CEBOLA


Ajuda a reduzir o risco de doenças do coração, derrame e hipertensão arterial, além de combater a asma e bronquite crônica. O chá forte da casca da cebola serve para clarear os cabelos.

CEBOLINHA E SALSA


Na forma de chá são úteis para poros abertos, olhos inchados, acne juvenil e sardas. Também são uma grande fonte de vitamina C e cálcio e excelente para os rins.

CHEIRO-VERDE


Estimula a digestão.

COENTRO


Acalma os males do estômago e tem efeito sedativo.

COLORAU


Expectorante, atua contra bronquite, faringite e inflamação nos olhos, e ainda funciona como laxante.

COMINHO


Ajuda na digestão e evita a formação de gases.

CRAVO


Tem poder analgésico, anestésico e digestivo. Quando mastigado, ajuda a melhorar o hálito.

ERVA-DOCE


Tem ação diurética, digestiva, intestinal (gases e cólicas intestinais). Acalma a excitação nervosa e a insônia. Alivia as cólicas de recém-nascidos (fora do período de amamentação).

ESTRAGÃO


Tem efeito digestivo, alivia gases intestinais e é um ótimo anti-séptico do tubo digestivo.

HORTELÃ


Tem a propriedade de baixar febres, diminuir dores, além de ser calmante, digestivo e ótimo para vermes em crianças.

GENGIBRE


Ótimo estimulante digestivo, ajuda a equilibrar as gorduras e proteínas animais do corpo. Indicado também para o tratamento da asma e bronquite além de melhorar o hálito.

GERGELIM


Combate o esgotamento mental, a perda de memória, o estresse, a depressão, a irritabilidade, além de prevenir o enfarto e a trombose.

LOURO


Auxilia no combate a bronquites, reumatismos, gripes, problemas digestivos e cólicas.

MANJERICÃO


Tem efeito sedativo, por essa razão seu chá e usado para combater a dor de cabeça nervosa, gastrite, enxaqueca e instabilidade. Gargarejos e bochechos com o chá morno fazem sumir as aftas.


MANJERONA

O óleo quente com essa erva amassada aplicado nas juntas doloridas alivia o reumatismo e a artrite. Seu chá tem efeito calmante.

MOSTARDA


Estimula o metabolismo e a produção de energia, protege a pele, fortalece as defesas do organismo e também é descongestionante e expectorante.

NOZ-MOSCADA


Tem propriedades afrodisíaca, antiinflamatória, digestiva e diurética.

ORÉGANO


Seu chá é excelente para enjôos do mar.

PÁPRICA


Tem a propriedade de agir como estimulante digestivo.

PIMENTAS


Estimulam a circulação, queimam calorias e são um poderoso analgésico para dores de cabeça quando inaladas. Seu uso em excesso, porém, agride o estômago.

SÁLVIA


Seu chá morno alivia gengivas irritadas, aftas e dores de garganta.

SENE OU SENA


Excelente laxante, porém não deve ser utilizado a longo prazo nem deve ser utilizado por gestantes. Deve-se usar uma pequena quantidade. Quando fizer o chá de sene, coloque umas folhinhas de boldo, para não agredir o fígado.

TOMILHO


É um tônico estimulante das funções digestivas e um ótimo regulador intestinal.