Home / Saúde / Atum, sardinha em lata, fazem bem à saúde?

Atum, sardinha em lata, fazem bem à saúde?

Uma vez li esta pergunta na internet, e me interessei em saber mais, pois adoro atum, sardinha em lata. Já usou?

Sardinha, Conhecida também como arenque, é um peixe pequeno e oleoso da família Clupeidae, abundante na natureza, podendo ser encontrado nos mares do Atlântico, Pacífico e Mediterrâneo.

Apesar de ser consumido fresco, pelo fato dela estragar muito rápido, tornou-se conveniente enlatar o alimento para que dure mais tempo.

Uma grande vantagem do consumo dessa espécie de peixe é que, por se alimentar apenas de plâncton, ela não contém altos níveis de mercúrio, comum em outras espécies.

Além disso, é um peixe repleto de nutrientes essenciais para a nossa saúde e é considerado um dos alimentos mais completos para o nosso organismo.

A sardinha é classificada como um peixe gordo, só que apresenta gordura de boa qualidade, com uma fração considerável de ômega-3”, diz Marília Oetterer, cientista de alimentos e professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, em Piracicaba (SP). Para ter ideia, em uma lata há mais de 1 g da gordura – valor diário sugerido pela Associação Americana do Coração. A de atum tem ao redor de 0,6 g.

Depois que pesquisei, fiquei sabendo que a proteína atua na manutenção da massa muscular e saúde articular e óssea, e a gordura, que confere maior saciedade, ajudam muito na saúde sim. Além de ser um alimento prático. Uma latinha dá para fazer muitas coisas.

Bora lá saber mais….

Quais os benefícios do atum em lata?

“O alimento é considerado uma boa fonte de proteínas e gorduras insaturadas, como ômega-3, além de ferro e zinco.”, explica porque é considerado um alimento maravilhoso.

O ômega-3 é uma gordura essencial para o bom funcionamento do organismo. Ele ajuda, por exemplo, a diminuir os índices de colesterol e triglicerídeos e a controlar o açúcar no sangue.

O ômega-3 ainda é um poderoso aliado na renovação celular cerebral, ou seja, auxilia no combate à doenças degenerativas e até na memória.

A quantidade de ômega-3 presente na dieta brasileira é considerada baixa e, por isso, o atum em lata é uma boa opção para a ingestão da gordura. Não muito caro, e delicioso.

Atum enlatado: água ou óleo?

versão em água tem apenas atum, água e sal, nas melhores marcas. De acordo com a nutricionista, essa é uma opção mais interessante, pois concentra maior quantidade de nutrientes do peixe, como o próprio ômega-3, e não tem óleo de soja adicionado.

 “Contudo, o atum em água tem maior teor de sódio, e é preciso ficar atento caso você tenha maiores restrições a esse nutriente. Portanto modere o consumo.

Já a versão com óleo tem, além do atum, óleo de soja ou outro, água e sal.

Além disso, ele tem maior teor de gorduras totais, mas menor teor de sódio em comparação ao atum em água. Faça a sua escolha, de acordo com suas necessidades em relação à sua saúde.

Ambos, ATUM E SARDINHA não podem faltar na nossa mesa

Agora um Patê de atum para começar a gostar deste alimento fantástico.

Patê de atum

Ingredientes

  • 1 lata de atum da sua preferência
  • 2 colheres de sopa de maionese light
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • Sal e pimenta a gosto
  • 3 colheres de sopa de cenoura ralada
  • 3 colheres de sopa de milho verde em lata
  • Azeite de oliva 

FAÇA ASSIM

Em primeiro lugar, misture todos os ingredientes em uma tigela e finalize com um fio de azeite, sal e pimenta a gosto.

Consuma o patê em torradas, pão integral ou na salada para dar um sabor incrível. Ou até no sanduíche com alface e tomate frescos. ADOROOOOOO!

Mas, se preferir uma torta de atum pra toda família. Veja abaixo a receita.

TORTA DE ATUM DE LIQUIDIFICADOR

Fonte: https://blog.livup.com.br/

imagem: https://lojaryualimentos.com.br/

Veja Também

Pricipais sintomas da Variante Ômicron. Atualizados. Saiba e se cuide.

Muitos são os sintomas da Variante Omicron, mas dor de cabeça, coriza, espirros e de …