Ora-pro-nobis, a planta que tem alto teor de proteína, ferro, cálcio, fazendo muito bem ao corpo.

É uma planta com alto teor de proteína (aproximadamente 25% de sua composição), e é justamente por isso que é tão querida pelos veganos.

Pereskia aculeata é seu nome científico., seu nome significa “rogai por nós”, e segundo tradições, esse nome foi dado por algumas pessoas que a colhiam no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim.

Seu cultivo é fácil e seu valor nutricional muito alto. Adapta-se facilmente a diversos tipos de solo e climas. Ela pertence à família das cactáceas. Na idade adulta, sua estrutura em forma de arbusto torna-se uma excelente cerca viva, tanto para ser usada como quebra-vento quanto como barreira contra predadores, pois seus espinhos inibe a invasão.

E suas flores, duram apenas um dia, podendo ocorrer de janeiro a abril. Suas flores pequenas, são muito perfumadas. 

Além de toda beleza, a ora pro nobis, faz muito bem ao corpo. Veja abaixo seus benefícios…

Benefícios da ora-pro-nobis

• Seu alto teor de fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal. Isso evita os estados de constipação, prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e até tumores.

• O chá, feito a partir de suas folhas, tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite e úlceras.

• Esse poder depurativo associado ao chá também está ligado ao tratamento e prevenção de varizes.

• Pessoas com anemia deverão passar a utilizá-la com mais frequência, pois os índices de ferro são essenciais para o tratamento desse quadro.

• A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas.

• Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol) em grande quantidade.

• O retinol também é fundamental para manter a integridade da visão em dia.

• As grávidas deveriam consumir a planta nesse período, pois ela é rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas para o bebê.

• Mantém ossos e dentes fortalecidos, pela boa quantidade de cálcio. Evita a osteoporose. 

O elevado teor de vitamina C supera a laranja em 4 vezes. Além de minerais e vitaminas, também é rica em fibras. Também é muito utilizada para aliviar processos inflamatórios e na recuperação da pele queimada.

Seu sabor é neutro, ou seja, não é picante, nem ácido, nem amargo. Tem uma textura macia, fácil de mastigar. Podendo ser uma boa pedida para recheios, saladas, refogados, sopas, etc.

Vale lembrar que também é possível comprar a folha da ora-pro-nóbis em lojas de produtos naturais, nas formas desidratada ou em pó como farinha.

Use e abuse…