Home / Ajuda / Animais estimação / Seu cão está com fezes escuras? O que pode ser?

Seu cão está com fezes escuras? O que pode ser?

São basicamente quatro características que precisamos ter atenção: a COR, que deve ser marrom; a CONSISTÊNCIA, que deve ser firme mas não dura; CONTEÚDO, que deve ser uniforme; REVESTIMENTO, que deve ser seco e não deixar rastros de muco quando você as recolhe. 

Fezes escuras podem significar presença de sangue

A presença de fezes escuras (preta) é responsável por nos dar alerta importante nos especialistas quanto a possibilidade da existência de um sangramento no sistema gastrointestinal do animal.

É importante salientar que a cor, por si só, não deve ser tratada como elemento conclusivo de diagnóstico por parte do tutor.

Nem mesmo o especialista irá, aliás, tirar qualquer tipo de conclusão com base no aspecto visual das fezes.

Ao notar que o animal está evacuando um material de cor escura, o veterinário irá, na maioria dos casos, solicitar exames auxiliares para uma investigação assertiva de um possível problema.

Dentre as possibilidades indicadas por fezes preta estão: a ocorrência de inflamação no intestino grosso do animal e a presença de úlcera gástrica ou duodenal.

Essas enfermidades representam um alto risco, já que podem perfurar e causar quadros de hemorragias graves.

Mesmo em casos em que não representa risco dramáticos de vida para o animal, a perda de sangue pela via excretora já pode ser prejudicar sua qualidade de vida.

Uma de suas causas diretas é, por exemplo, a criação de quadros de anemia.

Assim, tendo a presença persistente de fezes escuras (preta) no cotidiano de seu pet pode ser um indicativo de problemas em seu sistema gastrointestinal.

Lembrando que, Inflamações no intestino grosso como a colite, por exemplo, costumam advir de fatores como a ingestão de alimentos estragados ou de objetos não-comestíveis.

Até uma intolerância a algum dos ingredientes da ração ou ainda a infecção por parasitas também são alguns fatores.

Mantenha sempre suas consultas em dia com o veterinário, e siga sempre à risca suas recomendações.

ATENÇÃO: Este post é meramente informativo e o médico veterinário deve ser consultado constatadas alterações nas características do cocô do seu cachorro. Lembre-se que a saúde do seu animal é o mais importante.

Fonte: https://blog.cobasi.com.br/

Veja Também

Elimine carrapatos e pulgas com poucos ingredientes rapidamente.

Elimine carrapatos e pulgas com poucos ingredientes rapidamente. INGREDIENTES 1 litro de álcool Capim-cidreira picado …