Principais fatores que podem indicar DIABETES TIPO 2.

Uma pesquisa da Friedman School of Nutrition Science and Policy da Tufts University, nos EUA, conduziu uma investigação sobre escolhas alimentares para entender quais os principais desencadeadores da diabetes tipo 2.

Levando em consideração 184 países, a equipe estimou que a má alimentação contribuiu para mais de 14,1 milhões de casos da doença em 2018.

Segundo a pesquisa, três fatores aparentemente contribuíram para o aumento da incidência de diabetes tipo 2. Estes foram:

  • Ingestão insuficiente de grãos integrais;
  • Excesso de arroz refinado e trigo;
  • Consumo excessivo de carne processada.

Já fatores como beber muito suco de frutas, não comer vegetais, nozes ou sementes sem amido em quantidade suficiente demonstraram ter menos impacto no aparecimento do diabetes.

Todos os países incluídos na pesquisa experimentaram um aumento nos casos de diabetes tipo 2 no período avaliado.

Diabetes tipo 2

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controla a taxa de glicemia.

Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.

Durante os primeiros estágios da doença, os sintomas podem aparecer tão sutilmente que pode ser difícil perceber os sinais de alerta. Os sintomas incluem:

  1. Sede;
  2. Aumento da vontade de urinar;
  3. Muita fome;
  4. Perda de peso inexplicada;
  5. Cansaço;
  6. Dor de cabeça;
  7. Enjoo;
  8. Sonolência;
  9. Formigamentos nãos mãos ou pés;
  10. Visão embaçada.

Estes sintomas são causados tanto por reações devido ao excesso de açúcar no sangue como pela falta de insulina para levar a glicose para as células, deixando-as sem energia, situações mais comuns quando já há diabetes instalada.

Assim, sempre que a glicose atinge valores persistentes acima de 126 mg/dl em jejum, ou 200 mg/dl a qualquer hora do dia, é diagnosticado o diabetes, doença muito perigosa que provoca deficiência na ação de insulina e excesso de glicose no sangue.

Por isso, sempre que estes sintomas surgirem, é importante consultar-se o mais breve possível com o clínico geral para que seja feita a avaliação clínica e os exames iniciais que identificam os níveis de glicose no sangue, assim como pressão arterial, níveis de colesterol e triglicerídeos, por exemplo, situações que também são riscos à saúde cardiovascular.

Algumas dicas para evitar que a taxa de açúcar no sangue se descontrole são:

Comer em intervalos regulares de 3 horas pequenas refeições;

Não comer doces concentrados ou frutas isoladas como uma refeição; 

Fazer alguma atividade física como caminhadas após as refeições principais e não ir dormir ou deitar.

Uma consulta com um nutricionista também poderá ser útil para esclarecer questões importantes como o que comer, quando comer, assim como os alimentos que não se pode comer em caso de diabetes ou pré diabetes.

VEJA TAMBÉM 

Pré Diabetes 

fonte : Tua Saúde