COMO FAZER UM FEIJÃO DELICIOSO! Imperdível.
COMO FAZER UM FEIJÃO DELICIOSO!
A escolha do feijão
Procure usar sempre feijão fresco: quanto mais novo o grão, mais rápido será o cozimento. Se possível, compre direto do produtor ou em mercados que vendem a granel. A maioria dos feijões de boa qualidade já vem escolhidos, você não precisa espalhar na mesa para selecionar, mas é sempre importante dar uma olhada para não encontrar entrar nenhuma pedrinha indesejada na sua comida.
Molho, uma etapa importante
Deixando o feijão de molho você vai obter um caldo bem cremoso, vai economizar gás e seu corpo vai agradecer, pois o carboidrato rafinose, presente no feijão, é de difícil digestão. O feijão é rico em fitato e oxalato, que acabam provocando gases. Estudos indicam que 12 horas de molho são suficientes para reduzir consideravelmente essas consequências indesejadas.
Na véspera, coloque o feijão em um escorredor, lave bem para retirar qualquer impureza, coloque em uma tigela, cubra com água e deixe descansando por até 12 horas. Após esse período, descarte a água, passe o feijão por água corrente e escorra.
HORA DE COZINHAR O SEU FEIJÃO
Sem panela de pressão
Para cada xícara feijão, adicione 4 xícaras de água duas folhas de louro e um dente de alho.
Assim que começar a ferve, baixe o fogo e cozinhe com a tampa entreaberta por aproximadamente 40 minutos, o grão deve ficar macio e inteiro.
Na panela de pressão
Para cada xícara feijão, adicione 3 xícaras de água, duas folhas de louro e um dente de alho.
Tampe a panela, leve ao fogo médio e comece a contar o tempo assim que a panela apitar. Cozinhe por 20 minutos, desligue o fogo e deixe a panela parada até sair toda a pressão. Se quiser acelerar você pode colocar um garfo sob a válvula. O grão deve ficar macio e inteiro.
Quer deixar o caldo ainda mais cremoso?
Retire duas conchas de feijão, coloque em um prato e amasse com um garfo ou esmagador de batatas. Leve de volta a panela e misture.
Vamos aos temperos?
Para essa etapa existem muitas opções. Você pode temperar somente com sal. Se quiser pode usar bacon e/ou calabresa refogados com cebola e alho. Os vegetarianos também pode usar somente cebola e alho refogados. Cada um pode fazer do seu jeitinho.
Como eu gosto de fazer
Levo ao fogo uma frigideira com bacon e calabresa cortados em pequenos cubos. Assim que estiverem bem refogados, acrescento cebola, deixo ficar transparente e depois adiciono alho. Misturo ao feijão, ajusto o sal e deixo ferver por uns 15 minutos em fogo baixo.
Mas se preferir, a linguiça, bacon junto com o feijão.
Quer deixar feijão congelado para a semana?
Nesse caso, você não vai temperar o feijão para guardar. Coloque o feijão em potes e congele. Quando quiser consumir é só retirar na véspera e deixar na geladeira, se preferir você também pode colocar o feijão congelado em uma panela e levar ao fogo baixo e a outra opção é descongelar no microondas.
Agora faça aquele refogado caprichado, ajuste o sal, deixe ferver para integrar os ingredientes e sirva.
RECEITINHA DELICIOSA
Ingredientes
Feijão
Água
Louro
Dente de alho
Ingredientes para o refogado:
Calabresa em cubos
Bacon em cubos
Cebola picada
Alho picado
Azeite
FAÇA ASSIM
Lave o feijão, coloque de molho por 12 horas, escorra. Coloque o feijão em uma panela com a água indicada para o tipo de cozimento que você escolher (na pressão ou sem pressão). Adicione o louro, o dente de alho, tampe e inicie o cozimento.
Para obter um caldo cremoso, assim que o feijão estiver macio, retire um pouco de feijão, coloque em um prato, amasse e coloque de volta na panela.
Em uma frigideira faça o refogado, começando pelo bacon e linguiça, depois acrescente a cebola e quando estiver dourada coloque o alho. Despeje no feijão, ajuste o sal, leve ao fogo baixo por 10 a 15 minutos sem tampa e mexendo com frequência.
Se você quiser congelar, não coloque o refogado, deixe para fazer essa etapa no momento que for consumir.