Home / Saúde / Iogurte e cálcio, sempre juntos, garantindo mais saúde para nosso organismo!

Iogurte e cálcio, sempre juntos, garantindo mais saúde para nosso organismo!

Conforme diz um relatório recentemente apresentado pela FESNAD (‘Federação Espanhola de Sociedades de Nutrição, Alimentação e Dietética’), 30% da população infantil e mais de 35% da população adulta ingerem quantidades insuficientes de cálcio, mineral essencial para a saúde óssea. e que serviu para lançar a campanha de conscientização ‘Um iogurte por dia’.

Então vamos lá. Gosta de iogurte???

MAS ATENÇÃO. Consuma Iogurte natural.

Agregue frutas frescas, na hora de consumir.

Lembre-se.

Iogurte e cálcio tudo a ver. Mineral essencial para a saúde óssea.

Eles recomendam 2 e 4 porções de laticínios por dia, dependendo da faixa etária: 2-3 em adultos e crianças em idade escolar; 2-4 em idosos; e 3-4 em adolescentes, mulheres grávidas ou lactantes ou na menopausa.

Mas porque será que o IUGORTE faz tanto bem???

Veja abaixo, e se apaixone pelo iogurte.

  • Alta densidade nutricional: os iogurtes fornecem um alto teor de nutrientes em relação ao seu teor calórico . É, portanto, um alimento adequado em todas as fases da vida, que proporciona múltiplos benefícios com uma ingestão reduzida de energia e gordura (nas suas versões semidesnatado e desnatado).
  • Fornece proteína de alta qualidade (alto valor biológico).
  • É uma excelente fonte de cálcio que é melhor absorvida do que outros alimentos (alta biodisponibilidade), razão pela qual é especialmente relevante nas fases de crescimento e maturidade.
  • Graças ao processo de produção com fermentos lácteos vivos, o iogurte contém menos lactose que o leite, facilitando sua digestibilidade em pessoas com má absorção de lactose.
  • O consumo de produtos lácteos fermentados, como iogurtes, antes, durante e após o tratamento com antibióticos , previne o aparecimento de diarreia associada ao uso desses medicamentos.

E mais…

1. Melhora o funcionamento do intestino

Ao consumir iogurte natural diariamente, é possível melhorar de forma significativa o funcionamento do intestino. Isso porque ele ajuda a restabelecer a flora intestinal, aumentando os níveis de bactérias boas, que melhoram a imunidade e o processo de digestão, e eliminando os microrganismos danosos para o organismo.

2. Fortalece os ossos, músculos e dentes

Por ser fonte de cálcio, fósforo, potássio, magnésio e vitamina D, o iogurte natural também é importante para o fortalecimento dos ossos, músculos, articulações e dentes. No caso de mulheres que estão passando pela menopausa, em especial, o iogurte é um alimento que pode ajudar bastante. Isso porque ele ajuda a repor o cálcio, outros minerais e vitaminas – evitando problemas como a osteoporose e osteopenia, doenças que são mais frequentes em mulheres mais velhas.

3. É fonte de proteínas

Você sabia que o iogurte natural também é uma fonte de proteínas? Por isso, ele ajuda no fortalecimento da musculatura, dos ossos, melhora o sistema imunológico e também o funcionamento dos hormônios. A nossa dica é incluir esse tipo de iogurte em preparos com frutas e outros ingredientes ricos em vitaminas e antioxidantes.

4. É rico em vitaminas do complexo B, C e D

Além de fornecer proteínas, cálcio e outros minerais, o iogurte natural se destaca por ser rico em vitaminas B1, B2, B3, B6, B9, B12, C e D. Ou seja, ele fortalece bastante a saúde do coração (previne problemas cardíacos), melhora o sistema de defesa do corpo e tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres.

5. Melhora a saúde dos sistemas nervoso e imunológico

O iogurte natural também é considerado um grande aliado para o funcionamento dos neurônios e para a saúde do cérebro como um todo. Ele melhora o metabolismo e também contribui para a saúde do sistema imunológico, fortalecendo o organismo contra possíveis gripes, resfriados e diferentes infecções. Por isso, vale a pena incluí-lo em diferentes refeições – seja no café da manhã, almoço ou até jantar. Ele pode ser usado no preparo de molhos para saladas, por exemplo.

6. Auxilia em dietas para a perda de gordura corporal

Caso o objetivo seja queimar calorias e perder gordura corporal, o iogurte natural é um ótimo ingrediente para incluir no cardápio. Isso porque ele tem baixo teor calórico, garante saciedade e fornece nutrientes (como cálcio e proteínas) que combinados com uma rotina de exercícios ajudam a acelerar o metabolismo e eliminar acúmulos de gordura.

E aí, ainda tem dúvidas em consumir mais iogurte???

Imagem: https://www.flash.pt/

Fonte: https://www.conquistesuavida.com.br/

Veja Também

Ora-pro-nobis, a planta que tem alto teor de proteína, ferro, cálcio, fazendo muito bem ao corpo.

É uma planta com alto teor de proteína (aproximadamente 25% de sua composição), e é …