Azia, queimação? Pode ser gastrite. QUE FAZER?

Alguns alimentos têm efeito positivo no processo de digestão e podem amenizar os sintomas da gastrite. Confira a lista preparada pela gastroenterologista:

  1. Frutas sem acidez, como laranja lima, banana, maçã, goiaba e mamão, bem como o suco dessas frutas;
  2. Legumes e verduras: brócolis, rúcula e couve e demais alimentos verde-escuros;
  3. Água de coco;
  4. Chá de hortelã ou alecrim: funcionam como calmantes digestivos, atuando na redução da acidez estomacal. O ideal é que sejam tomados 30 minutos antes das refeições.
  5. Ovos;
  6. Iogurte desnatado ou light;
  7. Grãos e pães integrais;
  8. Leite e queijos magros;
  9. Gelatina;
  10. Peixes;
  11. Temperos frescos.

Causas e Sintomas

A principal causa de gastrite é a infecção crônica pelo H. pylori, mas vírus, fungos e outras bactérias também podem causá-la.


O consumo de bebidas alcoólicas, aspirina, anti-inflamatórios e corticoides, dieta inapropriada, tabagismo, estresse e insuficiência hepática, causam também lesão na mucosa gástrica.

Estresse

nervosismo, ansiedade frequentes estimulam a produção do suco gástrico no estômago. Esse por sua vez, em quantidades maiores do que a normalidade suportada pelo órgão, causando queimação e desenvolvendo essa doença.

Idade

É comum que, chegando perto da terceira idade, as paredes do estômago fiquem fragilizadas. Dessa maneira, a gastrite pode aparecer por conta das paredes internas do estômago ficarem mais finas.

Como tratar

Alimentar-se de forma consciente é o primeiro passo para a mudança e bem-estar.

Porém, dependendo do grau da gastrite, apenas a dieta não é suficiente e é necessário entrar com medicação.

Lembrando sempre que o remédio costuma ser entre 40 e 50% da solução do problema, o restante são atitudes do paciente, com mudanças no estilo de vida, como alimentar-se melhor, e uma parte importante na hora das refeições… comer mais devagar, mastigando muito bem tudo que ingerir.

Ou seja…

Uma alimentação equilibrada, rica em frutas e hortaliças com propriedades antioxidantes e carotenóides, pode ajudar a diminuir a lesão da mucosa gástrica.


Além disso, deve-se priorizar as frutas não ácidas e alguns chás, como erva-cidreira, espinheira santa, hortelã e camomila.

Possíveis complicações mais perigosas da gastrite crônica.

A crônica é persistente e piora com o tempo. Veja as principais complicações dela:
úlcera: ferida que causa dores intensas, vômitos e fezes com sangue e dor;
tumores: podem ser do tipo benigno ou maligno, ou seja câncer.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS E NUNCA ESQUEÇA DE PROCURAR SEMPRE AJUDA MÉDICA NO CASO DA GASTRITE INCOMODAR MUITO POR TEMPO PROLONGADO.

FONTE: https://semprebem.paguemenos.com.br/

Imagem: https://www.minhavida.com.br/