Seu peludo lambe, morde a patinha com assiduidade? Veja como ajudá-lo.
São inúmeras razões. Podemos dizer que poucas são boas, e a maioria, infelizmente ruim.
Mas é bem comum ver cachorros lambendo a própria pata. Isso pode ser só para se higienizar, mas também um sinal de alerta para algo de errado que ele esteja sentindo.
Existem diversas causas para esse incômodo.
Uma , a alta temperatura das calçadas ou asfalto por onde o cachorro passeia. Esse é simples de ser resolvido. Basta colocar sapatinhos na hora de sair de casa. Caso ele não se adapte aos calçados, procure as horas mais amenas do dia para realizar passeios.
Esse último é o que recomendo, pois as altas temperaturas, podem até desidratar o pet, e deixar sua saúde em risco.
Veja abaixo algumas situações que podem fazê-lo fazer isso.
Unhas: essa é uma questão bem comum. A condição da unha do seu cão pode estar fazendo com que ele morda a pata, incomodado, por exemplo, com o tamanho dela. Unhas grandes atrapalham na hora de brincar ou andar. Ele morder a pata é sua forma de tentar cortar a unha.
Logo, mantenha as unhas do seu amigo curtas, para não haver problema.
Alergias: é importante que, ao notar esse hábito no animal, você cheque a região. As alergias podem ser causadas por inúmeros fatores, como mudança na alimentação, produtos de limpeza, ambiente e até estresse.
É fundamental descobrir o que está causando esse estresse. E a alergia, quando descoberta, pode ser tratada com anti-histamínico, banhos medicinais e remédios.
Psicológico: sim, um cão também pode morder a pata em caso de estresse. E, além de estressado, ele pode estar ansioso ou depressivo. Ele está ficando muito tempo sozinho? Não tem recebido atenção suficiente? Tem exercitado pouco? Não tem brinquedos ou passa-tempos?
Fique de olho!!!!!! Animais também se sentem solitários,deprimidos e podem se estressar!
E ainda mais, pele seca, algum machucadinho, pulgas, carrapatos, enfim, vale fazer uma busca e tentar ajudá-lo. Caso persista, a orientação de um veterinário é muito importante.
Espero que ajude.
Imagem by https://www.peritoanimal.com.br/