Frutas com partes estragadas podem ser consumidas?
Dá pena né, jogar uma fruta só porque uma parte dela está estragando. Pois é, será que é perigoso não descartar a fruta toda?
Retirar a parte mofada e comer o restante do alimento muitas vezes não é algo recomendável. A presença de bolor no alimento significa que há fungos nele.
E, dependendo do alimento e de como foi armazenado, alguns fungos podem produzir micotoxinas capazes de causar complicações crônicas, quando a exposição a elas é de longo por longo período. Como, por exemplo, o risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.
As características do mofo e o tipo de alimento devem ser levados em consideração na hora de decidir se o mais seguro é retirar a parte contaminada ou descartar o alimento por completo, como por exemplo pães e bolos, a recomendação é fazer o descarte do alimento. Isso porque os esporos dos fungos se espalham com muita facilidade.
Veja abaixo o que dizem especialistas sobre as frutas.
Autores da matéria são: Uelinton Pinto, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, e Marta Hiromi Taniwaki, do ITAL.
Quando o bolor, partes estragadas, ocorrerem em frutas, verduras e legumes com textura firme, como mamão, maçã e cenoura, e em queijos de consistência dura, é possível retirar a parte estragada e aproveitar o restante do alimento.
“A dica é cortar ao redor da área afetada mantendo dois centímetros de distância do mofo”.
Afirma Uelington Pinto. Mas caso o bolor tenha se espalhado muito pelo tecido da fruta, o melhor é descartá-la.
“E na hora do corte, nunca tocar com a faca na parte mofada para não contaminar o restante do alimento.”
Espero ter ajudado. Estava em dúvida sobre isso,e pesquisei e postei para ajudar a todos.
Fonte: https://www.farmnews.com.br/
Imagem: https://www.agrolink.com.br/