CUIDADO as moscas podem disseminar mais doenças do que se imagina!

“A nossa saúde depende da atenção que damos às moscas que vivem conosco”. Nova pesquisa adverte para o perigo do vómito das moscas domésticas”.

Esta frase diz muito, e quase não damos atenção a isso em nossa cozinha por exemplo. É um perigo.

As moscas domésticas representam um risco mais elevado para a nossa saúde do que se pensa. É este o alerta dos cientistas da Universidade de Massachusetts Amherst, EUA, que desenvolveram uma investigação centrada na forma como as moscas transmitem patogénicos e doenças aos humanos.

As moscas domésticas são conhecidas pelos “maus hábitos de higiene”, alimentado-se de fezes, lixo e resíduos.

Segundo estudos, as moscas podem disseminar mais doenças do que se imagina!

Uma pesquisa na Universidade Estadual da Pensilvânia encontrou cerca de 351 tipos de bactérias na mosca mais comum, a mosca doméstica. Já a varejeira continha 316 bactérias em seu corpo. Esses patógenos afetam o organismo humano causando infecções, intoxicações e até pneumonia. A pesquisa ainda destaca que autoridades de saúde de todo mundo podem estar negligenciando surtos de doenças originados das moscas.

Conheça abaixo as principais doenças transmitidas por moscas

1) CONJUNTIVITE
A conjuntivite é uma infecção na membrana externa do olho, que fica irritado, vermelho, lacrimejando e com coceira. Podem ocorrer também secreções e crostas. É perigosa pois é altamente contagiosa. Pode tanto ser causada por alguma alergia ou infecção por vírus ou bactéria.

Pode se resolver sozinha com o tempo, mas tratamentos aceleram a cura. Um médico deve ser consultado para identificar a origem do problema – se foi alérgico ou através de infecção.

2) FEBRE TIFOIDE
A febre tifoide é uma doença bacteriana conhecida como doença das mãos sujas. É causada pela Salmonella typhi. Seus sintomas são: febre alta, diarreia intensa, mal estar, tosse seca, dor de cabeça, dor de barriga.

A doença é tratada com antibióticos específicos. As complicações são mais comuns em pessoas sensíveis como crianças e idosos. É possível prevenir-se da doença através da vacinação.

3) TUBERCULOSE
Não apenas bactérias, mas vírus podem se alojar no corpo das moscas e transmitir doenças que causam incômodos no organismo humano. O bacilo de Koch ou Mycobacterium tuberculosis pode ser disseminado através do inseto.

Afeta os pulmões e os sintomas são: tosse seca e constante que pode evoluir para uma tosse sanguinolenta, cansaço extremo, febre baixa à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, entre outros. O tratamento demora, por volta de 6 meses.

4) DIARREIA
A diarreia é uma patologia que acomete o sistema gastrointestinal e sua principal característica é a evacuação líquida com frequência. Dependendo do quadro clínico, os excrementos podem vir com sangue. A enfermidade faz com que se perca bastante água e sais minerais.

Existem diarreias passageiras ou persistentes, como a diarreia bacteriana, conhecida como Cólera que deve ser tratada com maior atenção.

controle de moscas é mais do que necessário para evitar problemas de saúde.

Elas são insetos perigosos que devem ficar bem longe do seu ambiente, seja ele residencial ou comercial. Além disso, o excesso de moscas em um local deixa uma imagem de lugar que possui uma higiene ruim. Isso porque as moscas são atraídas por materiais em decomposição.

ATENÇÃO

Esse inseto, além de incomodar os humanos, também é um problema para os cães. É bastante comum vê-lo rondando os animais, principalmente aqueles que vivem em área externa.

Aparentemente elas não fazem nenhum mal diretamente, mas os micro-organismos que carregam sim.

Saber como  afastar as moscas  é garantir a boa saúde do seu cachorro. 

É também importante manter a higiene do animal em dia. Dê banho regularmente e escove os pelos para prolongar a limpeza. Além disso, troque a água do bebedouro com mais frequência e mantenha o comedouro também limpo. A casinha e os potes devem ficar num local arejado e com sombra. 

Vale ressaltar que as moscas não se reproduzem no animal. No entanto, são insetos oportunistas e se aproveitam de feridas abertas e mal cuidadas. As varejeiras, transmissoras da miíase, depositam seus ovos justamente em machucados. Por isso, lembre-se de verificar se seu pet tem algum ferimento e leve-o ao veterinário. Ele saberá identificar se o bichinho contraiu alguma doença e qual o melhor tratamento. 

Mantendo as moscas longe das orelhas do cão

Existem algumas moscas que picam a ponta das orelhas do cachorro para se alimentarem de sangue, pois é uma região final e facilmente perfurável.

Essas feridas formam crostas de sangue coagulado, causando dores e incômodo ao animal.

Tal problema pode evoluir para algo maior, como quando os pequenos vasos da orelha estouram, causando acúmulo de sangue na região. 

Cuide bem dos ambientes, seja dentro ou fora de casa, nossos amiguinhos merecem.

Fonte: https://canaldopet.ig.com.br/

Afaste-as de qualquer maneira de seus ambientes.

Fonte: https://www.antinsect.com.br/