A NATUREZA SEMPRE TEM A CURA… já dizia nossos avós!

A NATUREZA SEMPRE TEM A CURA…

Limpar o fígado com chá de carqueja

 

Os indígenas JÁ utilizavam este chá em diversas patologias com frequência.  Assim como nossos avós, bem lembro da minha vózinha falando, chá de carqueja é bom, tome menina!!!

As suas propriedades terapêuticas são variadas e usavam este produto para tratar problemas digestivos, parasitas intestinais, intoxicação alimentar, entre outros problemas de natureza digestiva.

Ainda hoje este chá é muito indicado pela medicina alternativa para tratar obstruções da vesícula e limpeza do fígado.

É portanto um excelente depurativo e deve utilizar-se numa  infusão de 1 litro de água fervida com um punhado de carqueja seca.

Depois, é só coar, deixar arrefecer  e beber 3 vezes ao dia, quente ou frio.

 

Para quem não conhece a carqueja…

 

Uma plantinha linda, que nossos avós não deixavam de ter no quintal…

Propriedades medicinais da carqueja

 

  1. Boa para o fígado. Um dos seus principais benefícios é a sua potente ação contra os problemas hepáticos. Aqueles que têm problemas hepáticos como cólicas biliares, cirrose ou pouca secreção biliar podem beber diariamente uma infusão preparada com 20 gramas de carqueja para cada litro de água.
  2. Serve para os rins. A carqueja é ideal para as doenças dos rins devido às suas propriedades diuréticas. Você pode bebê-la da mesma forma como se toma para o fígado.
  3. Ideal para emagrecer. Devido à sua grande influência, sobretudo para o sistema digestivo, a possibilidade de ser diurética, digestiva e desintoxicante a coloca em cheio entre os elementos que colaboram com a perda de peso. Aqui você pode ler um artigo sobre como preparar uma infusão de carqueja para emagrecer e outra sobre suas propriedades emagrecedoras.
  4. Apazigua os gases. É excelente para acalmar a flatulência que se gera por má digestão, É perfeito tomada em chá depois das refeições.
  5. Melhora a circulação sanguínea. Além de todas as suas propriedades digestivas, pode ser muito boa para ajudar a corrigir a circulação sanguínea.
  6. Excelente como depurativa. É boa para a diurese, serve para estimular o sistema digestivo e limpa o fígado. A carqueja é uma planta detox, sem dúvida.

 

Dela se usa as flores…