SOPA DE ALHO PORÓ a melhor que já vi e fiz. IMPERDÍVEL!

SOPA DE ALHO PORÓ

a melhor que já vi e fiz.

INGREDIENTES

1/2 kg de músculo ou outra carne de sua preferencia.

1 alho-poró grande

1 cebola pequena 

2 colheres (sopa) de azeite virgem

2 litros de água

sal e pimenta-do-reino a gosto

Imagem by web-  fonte: Tudogostoso e Mdmulher

FAÇA ASSIM

Leve o músculo e os dois litros de água ao fogo, e deixe cozinhas por 1 hora.

Enquanto isso, lave e descasque as batatas. Corte-as em cubos grandes.

Lave (muito bem, ele tem terra nas folhas verdes, certifique-se que ficou bem limpo) e corte o alho-poró em rodelas grossas, assim como as folhas verdes, elas dão um sabor especial. Reserve uma porção pequena para finalização do prato.

Corte a cebola em pedaços pequenos. 

Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho-poró no azeite até que a cebola fique transparente. Refogue por cerca de 4 minutos. Reserve, aguarde o cozimento do músculo.

Músculo cozido, molinho,  acrescente as batatas para cozinhar e deixe mais 15 min na panela de pressão. Depois disso, acrescente o alho poró, cebolas e demais temperos a gosto, prove o sal e deixe por mais 5 minutos, pra agregar sabores.

Espere esfriar um pouco, acrescente um pouco de água, pois no cozimento da carne secou um pouco,  e bata tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo, menos a carne.

Veja, se precisa de mais água, precisando coloque e leve ao fogo para aquecer bem.

Agora acrescente o alho-poró reservado por cima, e sirva. Hummmm

Se quiser, um fio de azeite vai dar o toque final.

BOM DEMAIS… muito nutritiva também!

Benefícios do alho-poró

É um ótimo aliado para as grávidas

O alto teor de ácido fólico presente no alho-poró traz muitos benefícios para as mamães, principalmente no início da gravidez. O ácido fólico é importante para a formação do tubo neural do feto, sendo fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso da criança.

Auxilia na perda de peso

Isso mesmo: esse vegetal pode te ajudar a perder aqueles quilinhos extras! Além de conter poucas calorias, o alho-poró possui uma substância chamada inulina. Ela é uma fibra solúvel que ajuda na regulação de diversos hormônios que controlam o apetite, importante no processo de emagrecimento e controle da obesidade.

Ótimo para a digestão

O alho-poró é fonte de fibras que ajudam a regular o sistema digestivo. Essas fibras estimulam o fortalecimento do estômago, dos rins e do intestino, melhorando a absorção de nutrientes. Além disso, as fibras trazem maior sensação de saciedade.

Temos que ter  muito cuidado na hora de lavar, entre as folhas verdes, muita terra é acumulada, portanto, destacar uma a uma, e lavar com água corrente.Certifique-se que ficou bem limpinha.

A parte branca, basta lavar normalmente!

E assim, cortadinho e refogadinho é uma delícia também.

USE E ABUSE!