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Bolinho de espinafre. Uma delícia super nutritiva.

Bolinho de espinafre.

Uma delícia super nutritiva.

INGREDIENTES

1 maço de espinafre cozido por 5 minutos e picado (ou 300g de espinafre congelado)

1 ovo inteiro

1 colher de sopa de leite ou água

1 cebola cortada em cubos bem pequenos e regulares

3 colheres de sopa de farinha de trigo ou aveia em flocos finos

1 colher de chá de fermento em pó

Sal

pimenta do reino (opcional)

¼ de  xícara de óleo para fritar

Imagem by web- fonte:tudogostoso receita:montaencanta

FAÇA ASSIM

Lave em água corrente 1 maço de espinafre (talos e folhas) desprezando os talos mais duros. Coloque em uma panela, não precisa de água, a umidade da lavagem basta, tempere com sal. Coloque um fiozinho de azeite, mexa pra lá e pra cá. Está pronto quando murchar.

Escorra o espinafre e pique-o em pedaços pequenos.

Ou use o espinafre congelado, mais ou menos 300g

Agora, coloque o espinafre picado em uma tigela juntamente com 1 ovo inteiro, 1 colher de sopa de leite ou água, sal, pimenta do reino (opcional), 1 cebola cortada em cubos bem pequenos (ou ralada) e farinha de trigo ou aveia em flocos finos.

Misture tudo, a massa fica mais pra mole, ela firma ao cozinhar.

Pegue uma pequena porção com ajuda de uma colher de sobremesa e frite em uma frigideira de fundo grosso com ¼ de xícara de chá de óleo quente em fogo médio/alto até dourar.

Pode colocar quantos bolinhos der na frigideira. Mas cuidado para não perder o tempo, frita muito rápido. OK??

Sirva a seguir.

Dica: Se sobrar, e quiser servir na próxima refeição, aqueça no forninho elétrico, volta a ficar crocante, como quando foi feito. Eu forro com folha de alumínio. Não jogue fora as sobras, use-as assim. FICAM DELICIOSAS!

BENEFÍCIOS DO ESPINAFRE

espinafre é uma verdura de folhas verde-escuras que possui um sabor meio amargo, mas que compensa pela quantidade de benefícios que traz para a saúde humana.

Embora a colheita desse vegetal aconteça durante o ano inteiro, as melhores folhas são colhidas após o inverno. Conheça agora as propriedades, benefícios.

OS 8 MAIORES BENEFÍCIOS DO ESPINAFRE

  • Espinafre emagrece: como é pobre em calorias e rico em fibras, o consumo desse vegetal proporciona saciedade com menor quantidade de alimento e estimula os movimentos intestinais, evitando inchaços e constipações;
  • Beneficia a visão: alguns dos antioxidantes presentes na verdura evitam a degeneração das células dos olhos, enquanto a vitamina A mantém as membranas oculares saudáveis;
  • Auxilia no combate ao câncer: por ser rico em flavonoides, é eficaz na redução da velocidade com que as células cancerígenas se multiplicam. Estudos realizados em células de câncer estomacal e epitelial se mostraram bem-sucedidos;
  • Repara as células epiteliais: nossa pele precisa de vitaminas e antioxidantes para manter-se saudável e radiante. Tanto as vitaminas quanto os antioxidantes presentes no espinafre proporcionam melhora da aparência da pele;
  • Evita a queda de cabelo: o espinafre é fonte de folatos e ferro. Enquanto os folatos aumentam a produção de hemácias, o ferro transporta oxigênio para as células e, assim, a anemia e os sintomas dessa doença são evitados, inclusive a queda de cabelo;
  • Substitui os lácteos: o espinafre é rico em cálcio e pode substituir o leite em dietas que restringem esse alimento, como na de intolerantes e veganos. Dessa forma, os ossos são beneficiados e a osteoporose é evitada;
  • Espinafre controla a pressão arterial: consumir espinafre ajuda a diminuir os níveis de estresse e ansiedade, que são grandes causas de hipertensão e doenças relacionadas a ela, como AVC e doenças renais;
  • Protege contra os raios ultravioletas: o excesso de exposição a esses raios pode causar envelhecimento epitelial precoce e câncer de pele. A vitamina B presente no espinafre ajuda a evitar a ação dos raios.

MAS ATENÇÃO

O espinafre apresenta uma substância chamada de ácido oxálico que, se ingerida em excesso, pode causar danos aos rins e até mesmo levar à morte. Mas ele não é o único alimento que apresenta esse ácido: tomates, grãos, chás e até mesmo o feijão também possuem essa substância.

Se você tem a saúde debilitada ou pedras nos rins, pode ser que seu médico recomende cortar esse alimento do cardápio. Nesses casos, você pode substituir por brócolis, couve-flor ou couve-manteiga. Se não, basta intercalar o consumo de espinafre com outras verduras.

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