Alimentos que não podem faltar se tivermos colesterol alto.
Os alimentos são a parte mais importante para aumentar ou diminuir o nível de colesterol no sangue. Por isso mostro agora alguns deles que nos ajudam muito a aumentar o chamado ‘bom colesterol’ (HDL), há algumas medidas preventivas fáceis e naturais.
A redução da ingestão de gorduras, principalmente as de origem animal, açúcares e sal é um bom começo.
A prática regular de exercícios e de técnicas de relaxamento, como ioga, podem ajudar ainda mais no combate ao estrese, outro fator desencadeante de problemas cardíacos.
Assim como caminhadas diárias ajudam muito.
Vamos lá…
Feijão
O feijão tem um alto nível de fibra solúvel e pode ajudá-lo a se sentir satisfeito por mais tempo. A leguminosa também leva algum tempo para ser digerida, o que significa que você demorará muito mais tempo para sentir fome após uma refeição, evitando que você consuma alimentos que podem aumentar os níveis de colesterol.
Alcachofra
A alcachofra é uma flor colhida quando ainda não desabrochou, e pode ser consumida cozida, inclusive com azeite.
Os benefícios desse alimento estão concentrados em suas fibras, que são resistentes às enzimas produzidas pelo corpo.
Sendo essas que causam o colesterol LDL quando são processadas.
Além disso, as fibras da alcachofra também contribuem para diminuir o nível de triglicérides, combatendo o aumento de peso e a obesidade.
Assim, esses são dois motivos que levam a diabetes, evitando esse problema também.Para aproveitar o melhor dos nutrientes e do sabor da alcachofra, basta consumi-la cozida na água.
É preciso retirar pedaço por pedaço, passá-los no azeite e comer a parte branca interna, a qual está a “carne” desse alimento que baixa o colesterol ruim.
Chocolate amargo
O chocolate amargo leva mais cacau, menos açúcar e leite na sua fabricação.
Esse equilíbrio de ingredientes deixa o sabor do alimento com mais amargor, porém melhora sua qualidade e traz vários benefícios à saúde.
As principais substâncias que fazem com que o chocolate amargo seja um dos principais alimentos para baixar o colesterol ruim, são os flavonóides. Esses elementos ajudam a diminuir o colesterol LDL.
Se tiver dificuldades para consumir um chocolate amargo, experimentar primeiro as versões com 20% e 30% de cacau é um bom jeito de começar. Esses são tipos mais doces, que conservam mais qualidades para reduzir o colesterol ruim.
Berinjela
Comer vegetais de baixa caloria, como a berinjela, é uma ótima maneira de obter fibra solúvel, que pode ajudá-lo a se sentir mais cheio e diminuir a rapidez com que seu corpo decompõe os carboidratos.
Nozes
Estudos mostram que comer amêndoas, nozes, amendoins e outros tipos de frutas secas faz bem para o coração. Comer duas nozes por dia pode diminuir ligeiramente os níveis de colesterol ruim e, além disso, as nozes têm nutrientes adicionais que protegem o coração.
Óleos vegetais
Usar óleos líquidos em vez de gorduras animais para preparar os alimentos pode ajudar a diminuir o colesterol LDL.
Frutas
Altos níveis de pectina, fibra existente em algumas frutas, ajudam a reduzir o colesterol LDL.
A maçã, as uvas, o morango e as frutas cítricas possuem altos níveis dessa fibra solúvel em suas composições, portanto, são excelentes no combate ao colesterol.
Abacate
Apesar do abacate ser altamente calórico, ele é rico em gorduras monoinsaturadas que são benéficas ao organismo.
Porém, é preciso moderar o consumo dessa fruta para que, de fato, seus benefícios aconteçam no organismo.
As gorduras monoinsaturadas ajudam a diminuir o colesterol e a reduzir o triglicérides.
Dessa maneira, atuando nessas duas formas, o abacate consegue ser uma fruta ideal para consumir em diversas refeições.
No café da manhã, o abacate pode ser consumido com um pouco de açúcar ou puro.
No almoço ou jantar ele pode ser usado para saladas agridoces — que misturam o salgado com o doce, e que, nesse caso, é o açúcar natural da fruta.
Portanto, investir em alimentos para baixar o colesterol ruim, como o abacate, pode trazer bons resultados para a sua saúde a longo prazo.
Soja
Comer soja e alimentos feitos com ela, como tofu e leite de soja, é uma ótima maneira de reduzir o colesterol.
Peixe
Substituir o consumo de carne, rica em gordura saturada que aumenta o LDL, por peixe e frutos do mar duas a três vezes por semana pode diminuir o colesterol.
Além disso, esses alimentos fornecem ômega-3. Estudos descobriram que esse nutriente reduz os triglicerídeos no sangue, para uma proteção cardiovascular ainda maior do que a redução do LDL sozinho.
Farelo de aveia e aveia.
O mais consagrado dos alimentos para reduzir o colesterol. Ricos em fibras solúveis que ajudam a reduzir o LDL colesterol, esses alimentos reduzem a absorção de gorduras e ainda facilita o aumento do HDL, o ‘bom colesterol’.
Azeite de oliva extra-virgem.
Por ser fonte de compostos fenólicos e antioxidantes, o azeite de oliva tem apresentado efeito benéfico para a redução do LDL colesterol.
Um estudo demonstrou que uma mistura de azeite extra-virgem e tomilho promove alteração benéfica na população de microflora intestinal (bifidobacterium) que, por sua vez, produz metabolitos com atividade antioxidante e benéfica para a redução do acúmulo de gordura no organismo.
Tá aí várias delícias que podemos incluir na nossa alimentação.
Todo esforço vale para nos livrarmos deste perigo. Saúde é a meta
fonte: https://www.arevistadamulher.com.br/