Vai mudar de casa? E os pets? Saiba como ajudá-los a aceitarem a nova moradia.

Mudar de casa renova as energias, mas sempre nos causa algum grau de ansiedade.

Se é assim para nós, imagine para os pets, que não entendem o motivo da mudança.

No início, os animais se mostram interessados pelo novo ambiente, já que a maioria dos cães e gatos tem um instinto explorador.

Porém, depois que eles percebem que não irão voltar para a antiga casa, podem apresentar graus variados de ansiedade. As vezes deixam até de comer por um periodo, o que é perigoso para a saúde deles.

Uma boa faxinam antes de levar eles para a nova casa, é muito importante. Mas porquê???

Primeiro para nosso bem estar, e no caso dos pets, importantíssimo remover odores de pet que por ventura moravam no local.

Com seu olfato muito mais sensível do que o nosso eles perceber o cheiro de outro animal na casa pode causar grande estresse, lembrando que cães e gatos são animais territoriais.

Se possível, coloque os móveis e objetos de decoração nos seus lugares antes de levar os bichanos. A simples mudança de lugar de um sofá pode causar estresse, principalmente aos felinos.

Além disso, você evita expor os animais aos ruídos da instalação, como os causados por furadeiras ou móveis sendo arrastados.

Caminhas, cobertas, almofadas, brinquedos, enfim, tudo que seu pet reconhece como familiar deve ser levado para o local.

Eu sei que às vezes dá vontade de ter tudo novo na casa nova, mas evite trocar a “mobília” do seu pet neste momento, já terá muitas mudanças para ele se adaptar.

Agora, um item muito importante. NÃO DEIXE SEUS PETS SOZINHOS NOS PRIMEIROS DIAS.

Fique em casa e se você trabalha fora, mude em um feriado prolongado, ou melhor nas férias, para ter tempo junto do seu amigo de quatro patas, e eles aos poucos se acostumarem com a nova casa.

Os pets são grandes observadores.

Eles ficam tristes, desanimados, quando percebem que estamos nos arrumando para ir trabalhar, ou ficam felizes quando percebem que vamos passear com eles.

Pois é assim ao ver que estamos tranquilos na nova casa, que estamos na cozinha preparando o almoço, como na antiga casa, dormindo na nova cama, eles começarão a entender que eles podem ficar à vontade na nova casa, que ali não há perigo.

Mas se os deixarmos sós logo nos primeiros dia, vão se estressar e tudo ficará mais difícil de contornar.

E assim, com o passar do dia, tudo vira rotina. observam que suas comidinhas são as mesmas, seu bebedouro está ali, sua caminha é a mesma.

Isto é essencial. Manter tudo à disposição como antes.

Um detalhe muito importante e perigoso tem que ser observado. FUGA.

Em se tratando de animais recém-chegados em uma vizinhança, este cuidado deve ser redobrado. Especialistas não recomendam que os gatos tenham acesso à rua e os cães devem sempre passear com guia.

Mesmo assim, coloque uma plaquinha de identificação com seu nome e celular para que, no caso de eventual fuga, seu pet possa ser devolvido.

Ah, outro item importantíssimo, redes de proteção em janelas e sacadas para evitar fugas e quedas em caso de apartamento, ou sobrados. Podem ser fatais!

Boa Mudança. Que tudo corra bem, que a nova morada seja só felicidades para todos em casa.

Fonte: https://www.ourofinopet.com/