Torta de atum, mais que gostosa. DELICIOSA!

Antes da receita, vamos conhecer um pouco mais deste peixe. Atum, conhece?

Atum, sempre muito bem visto. De lata, é pratico, mas ao natural, é muito bom também.

Os peixes são usados na nossa alimentação há pelo menos 380.000 anos. Espécie migrante, o atum (género Thunnus) é um dos peixes mais importantes do ponto de vista pesqueiro.

Pertence à família da cavala apesar de apresentar um sabor mais forte. 

Este tipo de peixe encontra-se nas mais diversas águas do mundo: do Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, do Pacífico ao Atlântico passando pelo Índico.

Na Grécia Antiga, já se usava conservar o atum em azeite ou salmoura.

Os seus sucessores romanos preferiam o atum fresco e eram bastante exigentes na escolha, o bom atum tinha de vir de Bizâncio (actual Istambul) e ser pescado em épocas específicas do ano. 

Alguns séculos depois, os habitantes do sul da Sicília iniciaram a tradição de preparar grandes quantidades de atum em conserva, a forma mais popular de consumo até hoje no Ocidente.

Como o atum só aparecia nas águas daquela região por um curto período de tempo, os sicilianos, a partir do século V, começaram a cortar os peixes obtidos no período de pesca em pequenos pedaços e salgá-los para que se conservassem por mais tempo.

Este método de conservação permitiu que o atum fosse levado para cidades longe do mar.

No século XIV, o desenvolvimento das técnicas de conservação de alimentos popularizou ainda mais o atum, tanto no continente Europeu como no Novo Mundo.
Existem diversas variedades de atum incluindo anchova, albacora e atum. Normalmente, a melhor época para a pesca do atum vai de setembro a abril.

Informação Nutricional

O atum é um alimento densamente nutritivo.

É uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, é rico numa variedade de nutrientes importantes, incluindo os minerais selénio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, sódio, e as vitaminas do complexo B, niacina, B1, B6 e B12.

Os peixes de água fria, como o atum, são uma fonte rica de ácidos gordos ómega-3. 

O atum torna-se também rico em ácidos gordos ómega-6 devido ao fato dos óleos que o embalam serem ricos nesta gordura.

Ah lembrando também que além do sabor delicioso, o atum é um dos alimentos indicados para quem quer seguir uma dieta saudável e rica em nutrientes.

Para começar, ele faz muito bem para o coração por ser fonte de ômega 3 – mas não para por aí!

Esse tipo de peixe, que pode ser usado em diversas preparações, também é composto por vitaminas do complexo B, melhora a circulação do sangue por ser rico em ferro, fortalece o sistema imunológico e ainda conta com a ação de antioxidantes.

Confira abaixo, e saiba mais detalhes e entender por que não deixá-lo de fora do seu cardápio!

1. Ômega 3, principal substância do atum, traz benefícios para o coração

Como o atum é fonte de ômega 3, não poderia ser diferente: o sistema cardiovascular é um dos mais beneficiados pelo seu consumo!

Isso porque a substância é capaz de diminuir os níveis de colesterol nos vasos sanguíneos e nas artérias – combatendo, assim, problemas como a doença arterial coronariana – e de impedir que o órgão seja prejudicado por um batimento anormal.

Além disso, por garantir uma melhor circulação sanguínea por ser fonte de ferro e reduzir a pressão arterial, o ômega 3 presente no peixe também diminui as chances de hipertensão e, consequentemente, riscos de AVC e outros problemas ligados ao coração.

2. Substância evita a compulsão alimentar

Isso mesmo, ajuda a comer menos, portanto, ajuda a manter o peso, além de ter poucas calorias e gorduras, o atum também pode ser aliado de quem está em uma dieta regrada para perder peso!

O motivo?

É que outra vantagem do ômega 3 é estimular um hormônio chamado leptina, que garante mais saciedade por promover um equilíbrio entre o alimento que acabou de ser ingerido e a vontade interna de comer mais e cair no exagero.

3. Atum também faz bem para o cérebro por ter vitaminas do complexo B

Por contar com vitaminas do complexo B em sua composição, o atum também traz benefícios específicos para o cérebro. Isso porque esses nutrientes conseguem agir diretamente no sistema nervoso central, trazendo melhorias para a cognição e memória. Além disso, esses nutrientes também melhoram o metabolismo e ainda garantem mais energia para o corpo.

4. Sistema imunológico é beneficiado pelo alimento

Outra vantagem do atum está no fato de ele contar com substâncias que ajudam a fortalecer o sistema imunológico – como a vitamina C e o zinco, por exemplo. Rico em antioxidantes, ele desempenha um importante papel na defesa do organismo, combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células e geram diversas doenças, como o câncer.

GOSTOU??? Hum eu ao este sabor, e sabendo de tudo isso então.

Bora fazer esta receitinha maravilhosa???

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 2 xícaras de leite
  • 1 xícara de óleo
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • Sal a gosto
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

FAÇA ASSIM

No liquidificador bata, os ovos, o leite, o óleo, sal até ficar bem misturadinho, e aos pouco, acrescente a farinha.

Em uma travessa, colocar a massa, colocar o fermento misturando delicadamente.

Recheio

  • 2 latas de atum
  • 2 latas de milho
  • 1 lata de ervilha
  • 1 colher de sopa de ketchup
  • 1 colher de sopa de mostarda (opcional)
  • 2 tomates picadinhos
  • 1 cebola picadinha
  • Salsinha.

FAÇA ASSIM

  • Refogue a cebola, tomate salsinha, acrescente o atum, o ketchup e a mostarda, deixe no fogo por mais ou menos 2 minutos.
  • Desligue o fogo e acrescente o milho e a ervilha, misture bem. Reserve.

Agora hora de colocar na forma fazer a montagem e levar para assar.

E aguardar, hummm que delícia que é isso!

  • Coloque num refratário untado metade da massa, acrescente todo o recheio e o restante da massa.
  • Levar ao forno pré-aquecido por cerca de 35 minutos ou até que a faca ou palito saiam limpo

Prontinho, é só esperar esfriar um pouquinho, e experientar. Fica gostoso de qualquer jeito, quente ou frio. Se delicie!