Home / Receitas do Dia / Arroz / ARROZ COM FEIJÃO … saiba porque se deve consumir.

ARROZ COM FEIJÃO … saiba porque se deve consumir.

ARROZ COM FEIJÃO

um prato completo.

Além de não engordar, a quantidade ideal consumida diariamente é responsável por preencher todas as necessidades de nutrientes do organismo

 Uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e sais minerais é o que há de melhor para evitar muitos problemas de saúde simples, mas que não podem durar muito tempo.

O arroz e feijão são alimentos ricos em vitaminas do complexo B, cálcio e ferro, vale lembrar que  é importante consumir o arroz com feijão pelo menos três vezes na semana,  comer de 2 a 3 colheres (sopa) de arroz e 1 ½ concha de feijão, no almoço. Isso já vai suprir suas necessidades de nutrientes no dia.

Como seria um prato ideal, nutritivo?

Arroz, feijão, carne bovina, frango, ou peixe, legumes variados e uma salada verde, hummm, que delícia não? Carnes de preferencia grelhadas, cozidas, assadas, frituras o mínimo possível…

UMA DICA que sempre ouvi o pediatra de meus filhos, hoje pediatra de meu neto… USE MAIS FEIJÃO PRETO, ele tem mais ferro que os demais…

Valor nutricional

Depois de conhecer o prato ideal, agora vem a melhor parte: saber como ele e as suas vitaminas e sais minerais podem atuar em favor da sua saúde. Esse prato é rico em vitaminas dos complexos A e C, além de cálcio, ferro, zinco, potássio, fósforo e magnésio.

Agora veja como cada uma dessas substâncias ajudam na manutenção da sua saúde:

Vitamina A: Importante para a saúde da pele, olhos, dentes, cabelos e ossos. Ajuda no crescimento e aumenta a resistência de infecções em crianças.

Vitamina C: Previne hemorragias, protege os pulmões da ação dos resfriados e poluentes. Auxilia na absorção de ferro presente nos alimentos vegetais, mantém a integridade da pele e mucosas e auxilia na cicatrização, além de fortalecer o sistema imunológico.

Cálcio: Atua na construção de ossos e dentes, na coagulação sanguínea. Tem também papel fundamental na contração e relaxamento muscular, sendo necessário para a transmissão nervosa e regulação dos batimentos cardíacos.

Ferro: Está envolvido na função imunológica. É essencial para a formação e transporte da hemoglobina. Importante no transporte respiratório de oxigênio e gás carbônico.

Zinco: Participa do metabolismo dos nutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas), também está envolvido na função de defesa do organismo e expressão da informação genética.

Potássio: Atua no equilíbrio de água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínas musculares, na função renal, na contração do músculo do coração e na tonicidade muscular, promove também o crescimento celular.

Fósforo: Integra a estrutura dos ossos e dentes, atua na contração muscular e participa ativamente no metabolismo dos carboidratos.

Magnésio: Está envolvido na formação de ossos e dentes, no funcionamento do sistema nervoso e muscular e na formação de proteínas.

Monte seu prato não apenas pela gula, mas principalmente pensando em se abastecer dos nutrientes acima…

Você, sua família vão agradecer ao longo da vida pela saúde…

BOM APETITE…

Veja Também

Arroz completo (NA PANELA DE PRESSÃO)

Arroz completo Este arroz já é uma refeição completa, nada falta. Sirva com uma salada …