Acelga, uma super hortaliça, fortalece os ossos, aumenta imunidade, rica em fibras, ajuda no emagrecimento.
A acelga é uma hortaliça pertencente a mesma família da beterraba. Além disso, ela possui um alto teor de fibras, promovendo um bom funcionamento do intestino. ajudando no emagrecimento.
100 gramas desse vegetal atendem a necessidade diária de vitamina A de um adulto.
Além de tantas propriedades e benefícios, essa hortaliça ainda se destaca pela versatilidade de receitas., podendo ser consumida crua, refogada, como se desejar.
Imagem by web – fonte dicasdemulher
BENEFÍCIOS DA ACELGA
1. Seu alto valor nutricional
Rica em nutrientes, muitas vezes a acelga é considerada um dos vegetais mais completos para a alimentação. Em uma porção de 100 g desta hortaliça, existem apenas cerca de 20 kcal, 4,6 g de carboidratos, 1,4 g de proteína e 1,1 g de fibra alimentar. Em relação aos sais minerais presentes neste alimento, destacam-se o cálcio, fósforo, magnésio, manganês, ferro e potássio. Já em relação as vitaminas, a acelga possui vitaminas A, C, E, K, e as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5 e B6).
2. Auxilia no emagrecimento
Conforme a nutricionista revela, a acelga possui baixo valor calórico, tornando-se uma boa opção de alimento a ser adicionado em uma dieta que visa a perda de peso.
3. Alívio da constipação
“Por ser um alimento que possui alto teor de fibra alimentar, a acelga auxilia no bom funcionamento intestinal, aliviando sintomas de constipação”, explica Ana Paula.
4. Ação antioxidante
De acordo com a profissional, a acelga é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes, substâncias responsáveis pelo combate dos radicais livres, os causadores do envelhecimento das células e de doenças mais graves como o câncer.
5. Ajuda na regulação da glicemia
“Esta é outra ação resultante da sua composição rica em fibras, a qual ajuda a manter a glicose sanguínea estável”, revela a nutricionista.
6. Combate as alterações de humor
Por ser rica em magnésio, a acelga acaba sendo relacionada ao melhor controle do estresse, combate à insônia e prevenção de dores de cabeça.
7. Protege o trato digestivo
“Consumir regularmente este vegetal ajuda a diminuir a inflamação do trato gastrointestinal, além de regular os movimentos peristálticos do intestino”, evidencia a profissional.
8. Melhora a saúde cardíaca
Além da grande quantidade de fibras, a nutricionista ainda destaca a presença de potássio, onde a associação deste nutrientes irá ajudar na proteção do coração, melhorando o controle dos níveis de colesterol sanguíneo.
9. Benefícios para a saúde dos olhos
“Por ser rica em carotenoides, a acelga auxilia na saúde dos olhos, protegendo contra a catarata, degeneração macular, o glaucoma e a cegueira noturna”, enumera Ana Paula.
10. Regulação da pressão arterial
Conforme informa a profissional, esta ação se dá pela combinação de minerais presentes na acelga, como o potássio, ajudando a regular a pressão sanguínea.
11. Efeito anti-inflamatório
“Como este alimento é rico em vitamina C, ele pode prevenir inflamações. Um bom exemplo é usá-lo no tratamento da obesidade, onde o paciente possui uma inflamação crônica”, indica a profissional.
12. Para uma boa saúde óssea
Esta hortaliça possui quantidade consideráveis de cálcio, assim como a presença da vitamina K e magnésio, substâncias que atuam diretamente na manutenção de ossos fortes e saudáveis.
13. Melhora da imunidade
Outro feito garantido pela presença da vitamina C, a qual ajuda a melhorar o sistema imunológico, prevenindo grande gama de doenças.
14. Garante um cérebro saudável
A vitamina K presente em grande quantidade na acelga atua diretamente na manutenção da boa saúde do cérebro e do sistema nervoso.
A acelga é um alimento rico em sais mineiras e vitaminas, o qual proporciona uma melhora da saúde e manutenção do bem-estar. Insira já esta hortaliça em sua rotina alimentar e confira todos estes benefícios.