Home / Dicas de Saúde / Acelga, uma super hortaliça, fortalece os ossos, aumenta imunidade, rica em fibras, ajuda no emagrecimento.

Acelga, uma super hortaliça, fortalece os ossos, aumenta imunidade, rica em fibras, ajuda no emagrecimento.

A acelga é uma hortaliça pertencente a mesma família da beterraba. Além disso, ela possui um alto teor de fibras, promovendo um bom funcionamento do intestino. ajudando no emagrecimento.

100 gramas desse vegetal atendem a necessidade diária de vitamina A de um adulto.

Além de tantas propriedades e benefícios, essa hortaliça ainda se destaca pela versatilidade de receitas., podendo ser consumida crua, refogada, como se desejar.

Imagem by web – fonte dicasdemulher

BENEFÍCIOS DA ACELGA

1. Seu alto valor nutricional

Rica em nutrientes, muitas vezes a acelga é considerada um dos vegetais mais completos para a alimentação. Em uma porção de 100 g desta hortaliça, existem apenas cerca de 20 kcal, 4,6 g de carboidratos, 1,4 g de proteína e 1,1 g de fibra alimentar. Em relação aos sais minerais presentes neste alimento, destacam-se o cálcio, fósforo, magnésio, manganês, ferro e potássio. Já em relação as vitaminas, a acelga possui vitaminas A, C, E, K, e as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5 e B6).

2. Auxilia no emagrecimento

Conforme a nutricionista revela, a acelga possui baixo valor calórico, tornando-se uma boa opção de alimento a ser adicionado em uma dieta que visa a perda de peso.

3. Alívio da constipação

“Por ser um alimento que possui alto teor de fibra alimentar, a acelga auxilia no bom funcionamento intestinal, aliviando sintomas de constipação”, explica Ana Paula.

4. Ação antioxidante

De acordo com a profissional, a acelga é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes, substâncias responsáveis pelo combate dos radicais livres, os causadores do envelhecimento das células e de doenças mais graves como o câncer.

5. Ajuda na regulação da glicemia

“Esta é outra ação resultante da sua composição rica em fibras, a qual ajuda a manter a glicose sanguínea estável”, revela a nutricionista.

6. Combate as alterações de humor

Por ser rica em magnésio, a acelga acaba sendo relacionada ao melhor controle do estresse, combate à insônia e prevenção de dores de cabeça.

7. Protege o trato digestivo

“Consumir regularmente este vegetal ajuda a diminuir a inflamação do trato gastrointestinal, além de regular os movimentos peristálticos do intestino”, evidencia a profissional.

8. Melhora a saúde cardíaca

Além da grande quantidade de fibras, a nutricionista ainda destaca a presença de potássio, onde a associação deste nutrientes irá ajudar na proteção do coração, melhorando o controle dos níveis de colesterol sanguíneo.

9. Benefícios para a saúde dos olhos

“Por ser rica em carotenoides, a acelga auxilia na saúde dos olhos, protegendo contra a catarata, degeneração macular, o glaucoma e a cegueira noturna”, enumera Ana Paula.

10. Regulação da pressão arterial

Conforme informa a profissional, esta ação se dá pela combinação de minerais presentes na acelga, como o potássio, ajudando a regular a pressão sanguínea.

11. Efeito anti-inflamatório

“Como este alimento é rico em vitamina C, ele pode prevenir inflamações. Um bom exemplo é usá-lo no tratamento da obesidade, onde o paciente possui uma inflamação crônica”, indica a profissional.

12. Para uma boa saúde óssea

Esta hortaliça possui quantidade consideráveis de cálcio, assim como a presença da vitamina K e magnésio, substâncias que atuam diretamente na manutenção de ossos fortes e saudáveis.

13. Melhora da imunidade

Outro feito garantido pela presença da vitamina C, a qual ajuda a melhorar o sistema imunológico, prevenindo grande gama de doenças.

14. Garante um cérebro saudável

A vitamina K presente em grande quantidade na acelga atua diretamente na manutenção da boa saúde do cérebro e do sistema nervoso.

A acelga é um alimento rico em sais mineiras e vitaminas, o qual proporciona uma melhora da saúde e manutenção do bem-estar. Insira já esta hortaliça em sua rotina alimentar e confira todos estes benefícios.

Veja Também

Tomate… inúmeros benefícios … a homens e mulheres… MATÉRIA EXCELENTE. Não perca!

Depois da batata, o tomate é a planta da família das Solanáceas mais difundida e …