Home / Receitas do Dia / Lazanha / Massa caseira verde, com espinafre. Lasanha ou talharim. MARAVILHOSA.

Massa caseira verde, com espinafre. Lasanha ou talharim. MARAVILHOSA.

Esta massa caseira verde, é uma delícia. E para mim, é quase uma magia ver os ingredientes se transformando em algo tão nutritivo e delicioso.

E percebi ao fazer que se colocasse o espinafre cru ela ficava mais verdinha. Sim, ficou e adoramos.


Sou amante de fazer massas caseiras. E esta, o nhoque verde, são minhas preferidas.

Ingredientes

2 ovos inteiros

folhas de espinafre lavadas, mais ou menos 20 folhas grandes.

um fio de azeite só para dar umidade

200 gramas de farinha de trigo

DICA: se quiser fazer mais massa. Para cada 100gr de farinha de trigo, use 1 ovo. Portanto para meio quilo de farinha, use 5 ovos. simples assim.

FAÇA ASSIM

Primeiro, bata no liquidificador, o espinafre com duas colheres de água. Agora… Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, faça um buraco no meio, e acrescente o espinafre batido, e um fio de azeite.

Mexa até agregar tudo com a farinha de trigo.

Agora, hora de sovar a massa. Amasse para lá, para cá, tudo com muito carinho, até a massa ficar brava e soltar de sua mão (rs). Eu coloco na mesa, enfarinhada, sempre tomando cuidado para não ficar seca demais. Fica macia, não mole, nem seca demais.

Lembre-se que o tanto de farinha, depende do tamanho dos ovos, e o tanto de espinafre usado.

Agora, retorne a vasilha, envolva com filme plástico, e deixe descansar por pelo menos 30 min na geladeira. Eu já usei até no dia seguinte, ficou ótimo da mesma forma.

Depois disso, na mesa, enfarinhada, bem enfarinhada, corte a massa em quatro partes, e se for passar na máquina de macarrão, jogue um pouco de farinha na máquina, pois ajuda não grudar nela, comece pela parte mais larga, depois a mais fina, até chegar na que mais gostar. Eu gosto da penúltima.

Depois desse estágio, cortar no formato de talharim. Sempre lembrar de jogar por cima da massa já cortada, farinha de trigo. Veja nas imagens.

Ah esta massa se presta para fazer lasanha também. É só usar depois que cortou na espessura desejada, deixar no formato de lasanha. E cozinhar por um minuto, e arrumar na travessa como se faz em lasanha. OK?

Prontinho, faça seu molho preferido, e está pronto, o talharim, ou lasanha mais delicioso que você já fez na vida.


Veja Também

Macarrão com sardinha, bem temperadinho… DELÍCIA!

Ingredientes 1 pacote de macarrão tipo espaguete (500g)Ou outro de sua preferência, gosto muito do …