Tabule … uma salada que faz sucesso sempre!

Tabule

Ingredientes

2 tomates maduros

1 xícara (chá) de folhas de salsinha

1 xícara (chá) de folhas de hortelã fresca

1 cebola

½ xícara (chá) de trigo fino

½ xícara (chá) de caldo de limão

1 colher (chá) de azeite

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

imagem MdeMulher

FAÇA ASSIM

Pique e separe

2 tomates maduros

1 xícara (chá) de folhas de salsinha

1 xícara (chá) de folhas de hortelã fresca

1 cebola pequena

Deixe ½ xícara (chá) de trigo para quibe de molho em água quente por meia hora, ou deixe em água fria por 6 horas.

Aperte bem entre as mãos para retirar todo líquido.

Junte

½ xícara (chá) de caldo de limão

1 colher (chá) de azeite

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Deixe uma hora descansando, para incorporar bem os temperos e sirva.

Guarde na geladeira.

Um prato delicioso, fresquinho e nutritivo.

Se gostar, sirva com quibe – acesse as receitas QUIBE DE FORNO

e se preferir QUIBE FRITO RECHEADO

ou QUIBE FRITO SIMPLES

SAIBA MAIS SOBRE O TRIGO

Um dos alimentos mais antigos que consumimos é o trigo. Esse cereal faz parte da nossa dieta há milhares de anos – estima-se que desde 10.000 a.C. –, especialmente em uma de suas formas mais populares, o pão, que já era preparado pelos egípcios há 4.000 anos.

Desde essa época, o trigo (e sua farinha) é considerado uma fonte essencial de energia para o funcionamento do corpo. Afinal, é um alimento muito rico em carboidratos, que correspondem a 75% do conteúdo do grão ou da farinha. “O grão de trigo possui vários nutrientes, destacando-se os carboidratos, as proteínas e as vitaminas do complexo B, sendo que o integral possui maior quantidade de fibras”, resume Maria Carolina von Atzingen, nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo).

Quando consumido em sua versão integral, com farelo e gérmen, o grão ou a farinha de trigo ganha ainda mais valor nutricional, pois são essas partes do trigo que concentram fibras, vitaminas do complexo B e sais minerais, como ferro e magnésio.

Além disso, o trigo contém glúten, uma importante fonte de proteína vegetal – em média, sua concentração é de 10% do grão. Por isso é um alimento relevante na dieta de quem é vegetariano ou vegan.

Uma de suas partes mais nobres, o gérmen do trigo é rico em vitamina E, que atua como um antioxidante, ou seja, combate os radicais livres (moléculas que, em excesso, causam problemas como placas de gordura nas artérias ou a formação de tumores).

E tem mais: “Existem evidências de que o trigo tem efeito positivo nas bactérias benéficas do intestino. Além disso, ele pode melhorar a pressão arterial, a quantidade de gorduras no sangue, ou seja, colesterol e triglicerídeos”, afirma o endocrinologista Marcello Bronstein, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

FONTE glutenconteminformacao