Tomate… inúmeros benefícios … a homens e mulheres… MATÉRIA EXCELENTE. Não perca!

Depois da batata, o tomate é a planta da família das Solanáceas mais difundida e cultivada em todo o mundo. Foram os conquistadores espanhóis que levaram, do Peru e do México, o tomate pela primeira vez para a Europa, no século 16. Após 200 anos é, que o tomate começou a ser aceito na França, Alemanha e Norte da Europa.Nos países do Sul da Europa o Tomate foi muito bem aceito.

Desde sua chegada no século 16 ganhou lugar de destaque na gastronomia italiana e espanhola, a ponto de hoje ser um elemento insubstituível na dieta mediterrânea. Em nossos dias, o tomate foi redescoberto pelos especialistas em nutrição, que já haviam visto nele muito mais que um ingrediente para saladas, ou molho saboroso para certos pratos.

Vale lembrar … O poder curativo que o tomate mostra em muitos transtornos, assim como a sua ação preventiva sobre certos tipos de câncer, especialmente próstata, fazem desta hortaliça um autentico alimento-remédio aceito por todo o mundo.


No tomate existem também componentes não nutritivos, que são substâncias presentes nos alimentos que, não são considerados como nutrientes no sentido tradicional, mas exercem importantes funções no organismo.


Fibra vegetal

Contém uma pequena quantidade (1,1) de fibra de tipo solúvel que se encontra na polpa e, especialmente, na substância mucilaginosa que rodeia as sementes. A fibra contribui para a ação redutora sobre o colesterol sanguíneo e seu suave efeito laxante.


Ácidos orgânicos

Especialmente o málico e oxálico, que contribuem para o seu sabor peculiar. Á medida que o tomate amadurece, diminui sua concentração de ácidos e aumenta a de açucares.Apesar de o tomate ter um gosto ácido devido a essas substâncias, ele produz um efeito contrario, ou seja, uma alcalinização no sangue, nos tecidos orgânicos e na urina. Isso se deve por conter mais substâncias de reação alcalina do que ácida.


Licopeno

É o pigmento vegetal pertencente ao grupo dos carotenoides, que dá a típica cor vermelha ao tomate. Diferente do beta-caroteno, o licopeno não se transforma em vitamina A. Devido a isso por muito tempo não se deu importância a ele.Mas segundo ultimas pesquisas, chegou-se as seguintes conclusões.- O licopeno esta normalmente presente no sangue humano. Juntamente com o beta-caroteno, é o carotenoide mais presente no organismo humano.- Também se encontra nos testículos, na próstata e nas glândulas suprarrenais.- Exerce uma intensa ação antioxidante, impedindo a deterioração que os radicais livres produzem no DNA das células.- Intervém no mecanismo de controle de crescimento celular. Na ausência de licopeno as células crescem mais desordenadamente.O tomate cozido em forma de molho ou frito eu pouco de azeite é melhor fonte de licopeno do que o tomate cru. E o organismo humano absorve melhor.Devido a sua composição o tomate é indicado nos seguintes casos:


Afecções da próstata

Diversos estudos comprovaram que os homens que habitualmente consomem tomate fresco, assim com molho ou suco de tomate, apresentam um risco menor de sofrer de câncer de próstata.Esse fato é facilmente explicável considerando-se que o tomate é o alimento mais rico em licopeno.


Depurativo

O tomate é um grande alcalinizador do sangue. Seu uso habitual é muito recomendado para “limpar” o sangue em caso de gota, insuficiência renal ou aumento da ureia no sangue ou intoxicação crônica por alimentação rica em carnes e proteínas de origem animal.


Depressão imunológica

Por sua riqueza em vitaminas e minerais, sobretudo em carotenoides antioxidantes. O tomate é um estimulante natural das funções imunológicas.


Arteriosclerose

Por sua ação antioxidante, o tomate evita oxidação do colesterol transportado pelas lipoproteínas de baixa densidade (LDL), que ocasiona o estreitamento e endurecimento das artérias. E é muito útil como preventivo para todos os que tem transtornos de circulação arterial.


Afecções cancerosas

Além de prevenir o câncer de próstata, o tomate também é altamente protetor de todo o tipo de câncer do aparelho digestivo.
Para que você possa aproveita melhor todos esses benefícios que o tomate oferece, prefira sempre tomates orgânicos.
Ou você pode cultivar os seus próprios tomates.


Como cultivar tomates

Pra se ter alguns tomates frescos, saudáveis e muito mais saborosos, você não precisa de muito espaço e não vai dar muito trabalho.
Plante apenas umas 3 ou 4 mudas. O tomate pode ser plantado praticamente o ano todo, com exceção do inverno nas regiões onde frio é mais intenso e no verão em regiões muito quentes. Escolha um lugar ensolarado e ventilado, não pode ser úmido. Prepare o solo com adubo orgânico, que pode ser humos de minhoca, cama de aviário ou esterco de gado.  

Você pode plantar sementes ou mudas. As mudas são mais praticas, e você compra só algumas. Plante as mudas com espaçamento de 1 metro entre elas. Regue diariamente nos primeiros dias, mas molhe apenas o solo, não as folhas, pois o tomateiro é muito suscetível a fungos, depois apenas se não chover regularmente. Quando o tomateiro alcançar a altura de uns 40 centímetros, é necessário tutorar a planta com estacas, pois ela cai, e em contato com o solo ela fica doente e morre. Agora é só esperar a natureza fazer o resto.Até a colheita dos primeiros tomates deve levar entre 10 a 12 semanas. E produzirá por bastante tempo, dependendo das condições climáticas.Colha os tomates quando eles já estiverem maduros, serão mais saborosos. Você pode também plantar ervas e temperos ao redor do canteiro, elas servirão para repelir os insetos e pragas que passam para atacar os tomateiros.

DICA FINAL, MUITO SABOROSA… Vinagrete de tomate e cebola.

A cebola é uma hortaliça muito usada como tempero para alimentos. É composta por vitaminas A, B e C, e sais minerais como ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio.

Por ser rica em flavonóides, tem poder anti-inflamatório e anti-oxidante.

Pode ser uma aliada na prevenção de doenças do sistema nervoso, respiratório e circulatório. Previne o câncer e fortalece os ossos.

Ela também ajuda a reduzir os níveis do mau colesterol (LDL) e os níveis de triglicerídeos. Além disso, serve para dar beleza ao cabelo e à pele.

Tanto a cebola roxa quanto a normal têm por volta de 40 calorias em cada 100 gramas, porém, a cebola roxa apresenta algo a mais: a Antocianina.

Esse nutriente auxilia no combate aos radicais livres e na manutenção do sistema imunológico por ser antioxidante.


A mistura do tomate e a cebola traz muitos benefícios à saúde, a sua mistura é rica em nutrientes.

O Vinagrete é acompanhamento essencial para as carnes do churrasco e do prato de feijoada.


VINAGRETE DE TOMATE E CEBOLA


3 tomates cortados em cubos pequenos.
1 cebola cortada em cubos pequenos.
½ xícara de azeite.
½ xícara de vinagre
Salsinha, cebolinha verde e sal a gosto.

FAÇA ASSIM


Em uma vasilha misture todos os ingredientes e estará pronto o delicioso vinagrete.