POR QUE NÃO DEVEMOS LAVAR CARNES ANTES DE PREPARÁ-LA?

A agência Centers for Disease Control and Prevention (CDC), do governo dos EUA, fez um alerta pelo Twitter à população: nunca se deve lavar carne de frango crua. O motivo, explica a agência, é que lavar o frango pode transmitir germes e bactérias que causam doenças, especialmente a perigosa salmonela, para outras comidas e utensílios de cozinha.

“Na verdade, você não deve lavar ovos e nenhum tipo de carne, nem bovina, nem suína antes de cozinhar”, explicou a agência norte-americana. “Todos esses alimentos podem espalhar germes por sua cozinha.”

Saiba mais agora.

POR QUE NÃO DEVEMOS LAVAR CARNES ANTES DE PREPARÁ-LA?

Um hábito que muitas pessoas tem em comum é o de lavar as carnes antes de temperá-las e cozinhá-las. Fazem isso para retirar toda a sujeira e possíveis bactérias que estão instaladas nelas. 

Não faça isso nunca. Um hábito errado e perigoso.

Sim, ele é, mas não se preocupe, esse equívoco é comum e cometido pela grande maioria das pessoas. 

FAZ ISSO??? É bom não continuar agindo dessa maneira, é preciso desconstruir esse hábito.

Por que lavar a carne é um erro? 

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças.  A água espalha por toda pia, ou ambiente onde se lava.

Isso mesmo, durante a lavagem, as bactérias não estão sendo removidas, mas sim, se espalhando por uma área ainda maior do que a que se encontravam antes. 

E mais, ao lavar a carne, estamos retirando dela grande parte dos nutrientes que são solúveis em água. Deixando assim a carne um pouco mais pobre em nutrientes que fazem bem ao corpo humano.   

Nunca pensei nisso. Mas tem fundamento.

Isso vale para todos os tipos de carne? 

Sim, isso vale para todos os tipos de carne, desde a bovina, suína, de aves (frango) e até peixes. Lavar qualquer uma delas não retira suas bactérias, apenas espalha e infecta o ambiente. 

Como devo higienizar a carne? 

Ah, ao usar tábuas para cortar as carnes, superfícies, enfim,  mantenha-as sempre limpas, evitando o contato com outros alimentos que não serão levados ao fogo, ou seja, consumidos crus. O IDEAL É TER UMA SÓ PARA AS CARNES.

E as sujeiras, que vem com elas do açougue, do supermercado, que fazer????

A forma mais eficaz de acabar com as bactérias é cozinhando os alimentos na temperatura ideal. 

Assim como fazemos com a carne moida. Há quem lave a carne moida com uma peneira. Hummm, perigo a vista.

Lembre-se quase nenhuma bactéria resiste ao calor intenso causado durante o cozimento do alimento. 

Quanto aos legumes, também devo parar de lavá-los? 

Não, nem pense nisso, ao contrário das carnes, as frutas, legumes e verduras devem sim, serem lavadas. Entretanto, lavar esses alimentos apenas com água corrente não é completamente eficaz. 

Alguma dicas para higienizar os legumes, frutas assim que chegam da feira,

Ao voltar da feira, comece retirando os vegetais e verduras de dentro dos sacos plásticos, coloque-os em um recipiente limpo e deixe-os na geladeira por aproximadamente duas horas. Esse procedimento é imprescindível para o começo do processo de higienização por que os vegetais absorvem qualquer bactéria e contaminação do ambiente que estão se forem colocados em contato com água da mesma temperatura que eles. Por isso, coloque-os ainda frios em um recipiente com água em temperatura ambiente ou morna.

Higienização com vinagre

Essa é sem dúvidas uma das maneiras mais famosas de higienizar alimentos! Para preparar essa solução, basta colocar duas colheres (sopa) de vinagre para cada 1 litro de água filtrada. Depois disso, deixe as verduras e frutas mergulhadas nessa mistura por aproximadamente 30 minutos. O vinagre não irá matar aquelas larvas que sempre estão nas verduras, mas faz com que elas se soltem das folhas com mais facilidade! Depois do tempo marcado, é só passar pela água corrente e secá-la no secador de saladas.

Higienização com limão

Sim! Mais uma vez o limão aparece por aqui como ajudante na limpeza da cozinha! Para preparar essa solução milagrosa, corte 1 limão inteiro em 4 partes, exprema bem para retirar todo o suco e coloque em uma bacia com 1 litro de água. Para alimentos delicados como alface, deixe agir por 5 minutos. Para os mais resistentes como batatas, deixe de 10 a 15 minutos.

Higienização com água sanitária 

Essa é a solução mais simples de preparar, mas é super eficaz! Coloque uma colherzinha de hipoclorito de sódio ou solução clorada em 1 litro de água e deixe os alimentos de molho por 15 minutos para eliminar qualquer bactéria e impurezas! Depois, lave em água corrente e está pronta para consumir!

ESPERO TER AJUDADO.

Fonte: https://revistamenu.com.br/

iMAGEM: https://ocostelaosantos.com.br/